19/04/2024 00:27:26

05/06/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) encerrou sexta-feira (1º), em União dos Palmares, a última etapa do Mutirão de DNA, realizando 74 coletas para instrução de processos de investigação de paternidade pendentes em várias comarcas alagoanas.

Além de União dos Palmares, o mutirão beneficiou as comarcas de Rio Largo, Atalaia, Satuba, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Novo Lino, São José da Laje, Boca da Mata, Messias Joaquim Gomes, Murici, Anadia e São Miguel dos Campos.

A organização do Mutirão de DNA está a cargo da Coordenação de Projetos Especiais da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), que em meados de abril deu início à interiorização das atividades com o objetivo de facilitar a solução dos processos pendentes nas diversas comarcas do Interior.

Para cobertura em todo o Estado, quatro cidades foram escolhidas como pólos: Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo, Arapiraca e União dos Palmares. “A facilidade para as partes, todas beneficiadas com a assistência judiciária gratuita, pode ser vista tanto pelo aspecto da comodidade quanto pelo lado financeiro, já que nossa equipe se desloca para o Interior, juntamente com o Laboratório de Hematologia da Ufal, para realizar essas coletas”, explicou a juíza Fátima Pirauá, coordenadora do projeto.

As atividades em União dos Palmares foram acompanhadas pelos desembargadores José Fernandes de Hollanda Ferreira (presidente do TJ) e José Carlos Malta Marques (diretor-geral da Esmal) e pelo juiz Jamil Ferreira, presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário, além dos juízes locais.

Curso e treinamento

Paralelamente, a Esmal promoveu o Curso de Instrução em Atos Ordinatórios para servidores das comarcas beneficiadas pelo Mutirão de DNA. O curso foi ministrado pelo coordenador de cursos para servidores do Poder Judiciário, juiz João Dirceu Soares Moraes.

Ao todo, 80 pessoas participaram das atividades, entre escrivãos judiciais, analistas judiciários e oficiais de Justiça. O objetivo é instruir os servidores para realização de atos processuais que dispensem a necessidade de despacho do juiz.

Na mesma data, o Centro de Tecnologia da Informação do TJ iniciou o módulo prático do treinamento sobre o software SAJ-PG 5 para o quadro de servidores de União dos Palmares. A capacitação vai até a próxima sexta-feira, com instruções ministradas nos dois horários pelos funcionários replicadores do sistema.

“Essa é uma iniciativa que mostra a integração entre o Tribunal, a Corregedoria e a Esmal. A presença maciça dos servidores muito nos alegra e deixa a certeza de que todo o esforço para o aprimoramento do nosso quadro de pessoal não será em vão”, ressaltou o presidente Hollanda Ferreira ao prestigiar o curso.

Na oportunidade, o diretor-geral da Esmal, desembargador José Carlos Malta, destacou os novos rumos da entidade, cuja atuação está mais direcionada ao aprimoramento de magistrados e servidores. “Melhor do que levá-los a Maceió é vir à presença de vocês para ofertar esses cursos e treinamentos”, disse.

Fonte: TJ-AL



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News