26/04/2024 06:56:36

22/09/2008 00:00:00

Economia


Economia

A pesquisa de Emprego e Salário do Comércio Varejista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), através do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), realizada em julho deste ano, constatou que o nível de emprego do comércio varejista em dez municípios alagoanos registrou alta de 7,11% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os municípios que mais contribuíram para o crescimento de 7,11% foram: Batalha (21,77%), Olho D’água das Flores (16,83%), Palmeira dos Índios (15,69%) e São Miguel dos Campos (13,68%). A pesquisa envolve ainda os municípios de Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Penedo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

A Taxa de Admitidos no Comércio Varejista nesses municípios atingiu média de 2,83% e nos últimos 12 meses ficou em 3,06%. Os municípios que mais contribuíram para a formação da taxa foram: Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e Arapiraca. E nos últimos 12 meses Batalha, Arapiraca, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Considerando os mesmos municípios, a Taxa de Demitidos no ano atingiu a média de 2,72% e nos últimos 12 meses ficou em 2,69%. A influência maior foi de Delmiro Gouveia, Coruripe, Arapiraca e São Miguel dos Campos. E nos últimos 12 meses Delmiro Gouveia, Arapiraca, União dos Palmares e São Miguel dos Campos.

A Taxa de Rotatividade no Comércio Varejista ficou em média de 2,77% e nos últimos 12 meses ficou em 2,88%. Observa-se que as médias de todos os municípios do Comércio Varejista contribuíram para a formação da Taxa de Rotatividade no ano e nos últimos 12 meses.

Quanto à média do nível salarial do emprego do comércio varejista dos dez municípios atingiu no ano R$ 606,76 e nos últimos 12 meses ficou em R$ 609,34. Os municípios que apresentaram maiores médias de nível salarial no ano foram: São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca e Santana do Ipanema. E nos últimos 12 meses São Miguel dos Campos, Penedo, Santana do Ipanema e Arapiraca.

Entenda a pesquisa

A análise da conjuntura do Comercio Varejista é importante porque entre outras atividades econômicas é mais dependente de fenômenos de curto prazo. Em decorrência de seu conhecimento, serve como balizamento não só para as empresas, como também para o governo, que pode direcionar e melhorar as políticas públicas.

Os principais indicadores gerados pela pesquisa são: Índice de Emprego que indica a evolução do emprego formal. É calculado tomando-se por base o encadeamento das variações relativas mensais desde dezembro do ano imediatamente anterior.

Outro indicador é a Taxa de Admissão que aponta a proporção de empregados do comércio varejista incorporadas ao mercado de trabalho em relação ao total de empregados no 1º dia do mês.

Já a Taxa de Demissão equivale a proporção de empregados do comércio varejista desligados no mercado de trabalho em relação ao total de empregados no 1º dia do mês.

Quanto à Taxa de Rotatividade mede o percentual dos empregados substituídos mensalmente em relação ao estoque vigente no primeiro dia do mês. O cálculo da taxa de rotatividade mensal é obtido utilizando a soma de admissões e demissões sobre o total de empregos no 1º dia do mês.

O salário médio é a razão entre a massa salarial mensal e o total de empregados no 1º dia do mês.

Fonte: AMA

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News