25/04/2024 06:31:07

22/09/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

Maior incidência de raios solares deixará dias mais quentes. Estação começa nesta segunda-feira, às 12h44.

A primavera começa às 12h44 desta segunda-feira (22). Segundo os meteorologistas, a estação é marcada pela transição entre o inverno e o verão e deve trazer aumento de temperatura e do volume de chuvas.

“Os dias passam a ser mais longos e, portanto, a maior incidência de raios solares deixará os dias mais quentes no decorrer da estação. A alta nas temperaturas nesse período será responsável pela maior incidência de chuvas”, afirma José Fernando Pesquero, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

O encontro entre ventos de áreas com baixas temperaturas e áreas com temperaturas mais elevadas deve, de acordo com Pesquero, causar tempestades, principalmente na Região Sul do país. “Nesse período de transição, é comum o choque entre temperaturas baixas e mais altas, e isso cria instabilidade e causa temporais”, afirma o meteorologista.

Durante a primavera, também começam as pancadas de chuva no fim da tarde ou noite. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do país. 

com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News