24/04/2024 09:56:20

18/09/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

Diante do baixo estoque de sangue verificado no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Hemonúcleo de Arapiraca (Hemoar), em conseqüência da queda do número de candidatos voluntários a doação de sangue, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas lançou, nesta quarta-feira, a campanha “Santo de Casa Também faz Milagre”. O objetivo é incentivar a doação de sangue entre os servidores públicos que integram os dois órgãos e, dessa forma, estabilizar o estoque para atender a demanda transfusional de todo o Estado.

Isso porque, o Hemoal e o Hemoar abastecem de sangue e hemocomponentes todos os hospitais, maternidades e Unidades de Emergência públicas de Alagoas e, devido ao estoque estar insuficiente, as cirurgias eletivas foram suspensas, com o intuito de não faltar sangue para os casos de emergência. Realidade que se deve ao fato dos pacientes feridos no trânsito ou por arma branca e de fogo, terem que, obrigatoriamente, receberem uma transfusão, devido às hemorragias as quais são vítimas.

Outro fator que fez a direção da Hemorrede Pública de Alagoas lançar a campanha é o fato dos doadores habituais, que se vacinaram contra Rubéola, estarem impossibilitados de se candidatarem à doação, por no mínimo 30 dias. E como a campanha foi prorrogada, é aconselhável que, antes de comparecer a um posto de vacinação, os alagoanos se dirijam às sedes do Hemoal, em Maceió ou do Hemoar em Arapiraca, para fazerem a sua doação.

O Hemoal está localizado ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche e o Hemoar está situado à Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. A doação é vetada para os candidatos que tenham contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e, hepatite, após os 10 anos, mas, está liberada, para os voluntários que tenham entre 18 e 60 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg, estejam alimentados, portem um documento de identificação com foto e, inclusive, para as mulheres, a menos que estejam grávidas ou amamentando.

Assessoria/ Hemoal


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News