23/04/2024 11:13:53

Comportamento
08/10/2016 07:07:37

Pessoas narcisistas são mais populares, diz estudo


Pessoas narcisistas são mais populares, diz estudo
Ilustração

Notícias ao Minuto //

 

As redes sociais abriram muitas portas para as pessoas tidas como narcisistas pelos psicólogos poderem se exibir cada vez mais. “O narcisismo é um traço de personalidade caracterizado por uma autoestima excessivamente positiva e um constante desejo de aprovação externa”, diz um estudo, publicado no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, de acordo com a revista Super Interessante.

 

A pesquisa, realizada por um grupo de psicólogos da Polônia, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, aponta que, apesar de ser considerada uma característica negativa, o narcisismo serve para conquistar adeptos, e é por isso que essas pessoas normalmente estão cercadas de admiradores.

O estudo, realizado com 273 pessoas, acompanhou os estudantes universitários durante a primeira semana de aula, quando se formaram grupos e ninguém se conhecia, levando em conta aspectos como motivação, habilidades sociais e variação da popularidade. Ao todo, eles trabalharam com 15 grupos que tinham entre 19 e 29 pessoas.

Ao longo do estudo, os pesquisadores notaram que as pessoas com mais características narcisistas eram as tidas como mais "sociáveis" e mais agradáveis pelos demais colegas, pois são mais extrovertidos. Contudo, após três meses, os narcisistas deixam de promover novas amizades, e as pessoas que passam a se destacar são as que possuem maior inteligência emocional. A conclusão: os narcisistas conquistam fácil, mas não mantém a popularidade.

“Parece que um ego mais silencioso e menos necessitado, junto com habilidades para perceber, compreender, usar e gerir as emoções, garantem um melhor relacionamento no longo prazo”, concluem os autores.

Vale ainda ressaltar que a maioria das pessoas possui tanto as características de narcisismo quanto de inteligência emocional. O resultado não indica que os narcisistas são mais infelizes, pois sua autoestima pode fazê-los levar a perda de admiradores numa boa, uma vez que consegue atrair novos constantemente. Já as pessoas emocionalmente inteligentes podem entender que o importante mesmo é construir relações, e não obter prestígio.

Leia também: Postar fotos na academia é narcisismo, diz estudo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News