23/04/2024 16:27:04

15/09/2008 00:00:00

Política


Política

O prefeito Areski Freitas, o “Kil” (PTB) está na frente da corrida pela Prefeitura de União dos Palmares. De acordo com pesquisa realiza pelo Instituto Vozes, ele soma 71% das intenções de voto e passa a liderar sozinho a disputa eleitoral no município. Em segundo lugar aparece o médico Beto Baia (PP), com 19% das intenções. Em terceiro vem Marciângela Lima (PSOL), com 1,3%. Brancos e nulos somam 0,5% não responderam a pesquisa 8,3%. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais e para menos.

 

A pesquisa do Vozes também levantou dados do índice de rejeição dos candidatos e novamente o prefeito aparece com números positivos. Seu adversário, Beto Baia, lidera a rejeição nas perguntas estimuladas com 31,8%. Em seguida aparece a candidata do PSOL, com 25,8% e o prefeito Areski Freitas com 8,5%. Não sabem ou não responderam 33%. A pesquisa foi realizada com 400 eleitores entre os dias 26 e 28 deste mês em União dos Palmares e está registrada no Cartório da 21ª Zona Eleitoral sob o numero 003/2008.

 

Kil era vice-prefeito e passou a maior parte da gestão atuando como secretário municipal de Educação. Foi nesse período que desenvolveu a construção de escolas, implantação do Plano de Cargos e Carreiras e a abertura de três mil vagas na alfabetização de crianças. O secretário se afastou do cargo para concorrer à eleição com o apoio do então prefeito José Pedrosa (PTB). No entanto, o vice-prefeito teve de assumir o cargo repentinamente após a morte do prefeito, que foi vitima de um infarto fulminante em julho.

 

Já o médico Beto Baia foi o nome de consenso no grupo de oposição, após disputar com o procurador Emanuel Paulo da Silva (PT). Em 2004, os dois saíram em chapas separadas e foram derrotados por Zé Pedrosa e Kil. Eles agora estão na disputa com o apoio dos ex-prefeitos Rosiber Oliveira, José Praxedes e Afrânio Vergeti. Já Marciângela Lima entrou a disputa sem fazer nenhuma coligação e apresenta uma candidatura de contestação.

 

Transcrito de O JORNAL – Edição de 14 de Setembro de 2008.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News