25/04/2024 15:14:48

11/09/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

Atentos às próximas eleições, golpistas da internet adotaram esse tema em seus e-mails fraudulentos. Em uma dessas mensagens, com assunto “Irregularidade em seu título”, o internauta é informado que seu titulo eleitoral teve cancelamento provisório. O real objetivo, alerta a empresa de segurança Trend Micro, é roubar senhas e dados bancários dos internautas.

A mensagem diz que o motivo do cancelamento foi uma irregularidade no CPF. “Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo”, sugere o texto escrito em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Trend Micro afirma que, quando clica no link, o usuário é direcionado a um site que hospeda arquivos gratuitamente. “Esse site possui um software que tenta roubar as senhas e dados bancários do usuário que executa o arquivo. Para burlar os antivírus mais básicos, os golpistas colocaram o arquivo de forma comprimida, ou seja, dentro de um ZIP”, diz a empresa, que analisou o e-mail a pedido do G1.

“O Tribunal Superior Eleitoral alerta que estão circulando e-mails comunicando o cancelamento de títulos eleitorais e solicitando a atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral. O TSE informa que não envia e-mails a eleitores, nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome. Mensagens desta natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador”, diz uma alerta no site da instituição.

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News