19/04/2024 05:23:34

07/09/2008 00:00:00

Política


Política

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE- AL) julgou até a 0h30 deste domingo, os processos de impugnação de candidaturas a pfereito e vereador para as eleições do próximo dia 5 de outubro. A sessão que durou mais de 10 horas, julgou 29 processos. O trabalho foi realizado pelos juízes André Maia Tobias Granja, Orlando Manso, Francisco Malaquias, Manoel Cavalcante, Elaine Braz e pelo desembargador Estácio Gama

O TRE cassou a candidatura de Ricardo Santa Ritta (PMDB), que disputa a prefeitura de Jequiá da Praia, por 4 votos a 1. Ele é marido da atual prefeita do município, Rosinha Jatobá, e também foi secretário estadual de assistência social no governo de Ronaldo Lessa. Santa Ritta disputava o cargo com Marcelo Beltrão (PTB).

Também foi cassada por unanimidade a candidatura de Paulo Roberto, o Neno, que disputa a reeleição no município de São José da Laje.Ele teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O advogado de defesa de Marcelo Beltrão (Jequiá) e de Dudui (candidato a prefeito em São José da Laje), Luiz Guilherme Lopes, afirmou que no caso de Santa Rita não tem como recorrer a uma instância superior, no caso o TSE, porque as acusações são evidentes.

Mais dois candidatos foram considerados inelegíveis por unanimidade, José Rogério Farias (PTB) que disputa o cargo de prefeito em Porto de Pedras, e Cícero Cavalcante (PMDB), de São Luiz do Quitunde.

Mais três candidatos a prefeito tiveram o registro indeferido pelo Pleno. São eles: o atual prefeito de Santa Luzia do Norte e candidato à reeleição, Deraldo Romão de Lima, e o candidato a prefeito por Palmeira dos Índios, José Petrúcio de Oliveira Barbosa - o candidato já foi duas vezes prefeito da cidade de Igaci -, e Geanni de Castro Ferreira, 'ex-esposa do atual prefeito Henrique Manso. O Pleno não a considerou como ex-esposa, o que foi decisivo para o indeferimento do registro.

Os candidatos podem recorrer, mas vão ter que se apressar, pois o prazo para fazê-lo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerra no dia 25 deste mês.

Apenas dois candidatos a prefeito tiveram os registros mantidos pelo Pleno. São eles: Maurício Rocha, de São Sebastião e José Gildo Rodrigues Silva de Poço das Trincheiras.

De acordo com a Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE, até a última quinta-feira (04), foram julgados 372 recursos, sendo a maioria sobre inaptidão em relação à escolaridade.

com gazetaweb //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News