19/04/2024 03:28:11

06/09/2008 00:00:00

Política


Política

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE- AL) começou na tarde deste sábado (06), o julgamento dos últimos 439 recursos relacionados à impugnação de candidaturas em primeiro grau às eleições de outubro. O trabalho está sendo realizado pelos juízes André Maia Tobias Granja, Orlando Manso, Francisco Malaquias, Manoel Cavalcante, Elaine Braz e pelo desembargador Estácio Gama.

O TRE cassou a candidatura de Ricardo Santa Ritta (PMDB), que disputa a prefeitura de Jequiá da Praia por 4 votos a 1. Ele é marido da atual prefeita do município, Rosinha Jatobá, e também foi secretário estadual de assistência social no governo de Ronaldo Lessa. Santa Ritta disputava o cargo com Marcelo Beltrão (PTB).

Também foi cassada por unanimidade a candidatura de Paulo Roberto, o Neno, que disputa a reeleição no município de São José da Laje.Ele teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O advogado de defesa de Marcelo Beltrão (Jequiá) e de Dudui (candidato a prefeito em São José da Laje), Luiz Guilherme Lopes, afirmou que no caso de Santa Rita não tem como recorrer a uma instância superior, no caso o TSE, porque as acusações são evidentes.

Mais dois candidatos foram considerados inelegíveis por unanimidade, José Rogério Farias (PTB) que disputa o cargo de prefeito em Porto de Pedras e Cícero Cavalcante (PMDB) de São Luiz do Quitunde.

O candidato a vereador de Mata Grande, Sami Malta (PMN), foi o único que até agora ganhou. Mas segundo o advogado dele, Gustavo Ferreira, ainda não foi discutido o mérito do processo e, por esse motivo, a oposição ainda pode recorrer.

Até agora, dos candidatos a prefeito, apenas Maurício Rocha, de São Sebastião, teve o registro mantido.

De acordo com a Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE, até a última quinta-feira (04), foram julgados 372 recursos, sendo a maioria sobre inaptidão em relação à escolaridade. Os julgamentos continuam na sede do Tribunal e devem seguir até as 00h. Vale salientar que todos as decisões cabem recursos, agora, somente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

com gazetaweb //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News