25/04/2024 04:27:18

01/09/2008 00:00:00

Politica


Politica

Os juízes eleitoral de Alagoas se reuniram, na manhã desta segunda-feira, dia 1° de setembro, no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TER/AL) para discutir as ações para o pleito de 2008, principalmente no que diz respeito à segurança dos municípios.

Além dos juízes, se reuniram ainda com o presidente do TER/AL, Estácio Gama, os comandantes de área da Polícia Militar de Alagoas. O objetivo – segundo Gama – é reunir forças para garantir uma eleição tranqüila no Estado.

Estácio Gama colocou ainda que o TER/AL deve analisar os pedidos de tropas federais para algumas cidades, como garantia de normalidade durante as eleições 2008. Por enquanto, segundo Estácio Gama, foi aprovado apenas o pedido de tropas federais para a cidade de Minador do Negrão, onde – historicamente – os membros da família Ferro se enfrentam politicamente há anos.

O TRE/AL deve analisar ainda pedidos para as cidades de São Sebastião, Jequiá e São Miguel dos Campos. Estácio Gama destacou que o Tribunal tem sido atento aos casos de violência e as fraudes eleitorais. “Quem se envolver em ilícitos durante esta campanha responderá por isto, porque o TER/AL tem sido atuante e contado com a parceria de vários órgãos e entidades, entre eles, a Polícia Federal”, salientou o presidente.

Estácio Gamas salientou que a reunião com os juízes e comandantes da PM é uma ação preventiva, para que se possa trocar idéias sobre o pleito eleitoral. “Estamos aqui pra discutir idéias e dá orientações aos mais novos juízes de como proceder em alguns casos, tomando as providências cabíveis. Nossa referência é a segurança e para isto contamos com o apoio das forças policiais do Estado e, caso seja necessário, com os pedidos de tropas federais, que serão analisados caso a caso”, disse ainda.

De acordo com Gama, os pedidos das tropas federais depende dos juízes eleitorais, que repassam o pedido para o Tribunal Regional Eleitoral. “Aqui, nós julgamos se é procedente e encaminhamos ao Tribunal Superior Eleitoral”. O presidente confirmou já ter ciência de diversas denúncias de corrupção eleitoral e de que todas estão tendo o devido encaminhamento, mas não citou nomes. Entre as denúncias, estão os cadastros eleitorais. “Quem vender o seu voto, também será punido. É importante frisar isto”, finalizou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News