28/03/2024 21:30:46

30/08/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

Hoje é o Dia “D” da Campanha de Vacinação para a Eliminação da Rubéola. A campanha é nacional e em Alagoas o horário de vacinação, que se iniciou às 8 horas, segue até as 17 horas. O objetivo é vacinar homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos. Os maceioenses – conforme a Secretaria Estadual de Saúde – deve procurar as unidades de saúde.

Quem estiver dentro da faixa etária divulgada pela campanha deve tomar a vacina independente de já terem tomado a vacina em campanhas anteriores, ou de já terem tido a doença. As ações estão sendo coordenadas pelos técnicos da Secretaria da Saúde, tanto na capital, quanto no interior. A meta em Alagoas é atingir 1 milhão de pessoas vacinadas até o fim da campanha no dia 12 de setembro.

Conforme a Secretaria de Saúde, até o dia 29, Alagoas já havia atingido 67% da meta, totalizando pouco mais de 60% dos homens e 73% das mulheres. Alagoas – segundo informações do Governo do Estado – ocupa a segunda posição, logo atrás de Santa Catarina, que já imunizou 70% de sua meta. Ao todo, foram vacinadas em Alagoas, mais de 673 mil pessoas.

A cobertura vacinal do Nordeste está em 56,69% e a do Brasil em 51,72%. A rubéola é uma doença causada por um vírus que apresenta alta contagiosidade e transmissibilidade. Em sua forma adquirida é relativamente benigna, tornando-se grave quando a infecção ocorre em mulheres grávidas, podendo ocorrer a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) em seus filhos. A Síndrome pode provocar abortos e graves anomalias na criança, como cegueira, surdez, problemas cardíacos, neurológicos e retardo mental.

O contágio ocorre por via respiratória. O indivíduo doente, ao respirar, lança no ambiente os vírus existentes nas secreções nasais e garganta, que são aspirados por outras pessoas. Quando os sintomas estão presentes são parecidos com os da gripe: febre, exantemas (manchas vermelhas pelo corpo), aparecimento de gânglios (ínguas) no pescoço e na nuca, dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo (articulações e músculos) e coriza.

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola, o Ministério da Saúde prepara, para este sábado, uma grande mobilização em todos os estados e municípios do país. Entre voluntários e servidores da saúde, cerca de 220 mil pessoas vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos ao longo de todo o sábado.

A campanha segue até 12 de setembro e pretende vacinar 70 milhões de pessoas, das quais 36 milhões já foram vacinadas até sexta-feira (29). A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil, a rubéola já provocou mais de 8 mil casos em 2007 e outros 800 neste ano.

Fonte: Com informações de agências e assessorias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News