25/04/2024 08:59:43

22/08/2008 00:00:00

Educação


Educação

A menos de duas semanas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) 2008, a maioria dos estudantes está com os esforços voltados para a prova. O exame será aplicado no dia 31 de agosto para cerca de 4 milhões de alunos do ensino médio do país. Além das questões objetivas, outro 'fantasma' que assombra os estudantes é a redação: como fazer uma boa redação? qual o tema será cobrado? o texto pode ser escrito a lápis?

 

De acordo com Dorivan Ferreira, coordenador do Enem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a redação não precisa ser perfeita para ser considerada boa. Mas uma falha é fatal: escrever a lápis. O texto obrigatoriamente deve ser escrito a caneta de tinta azul ou preta, caso contrário, a redação é anulada.

 

Sem a nota da redação, o candidato não pode se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo. "A redação não é obrigatória no Enem, mas ela é fundamental para o ProUni. Outras universidades também estão começando a exigir a redação como critério", disse Ferreira.

 

Segundo Ferreira, 845 mil candidatos faltaram à prova do Enem no ano passado. Mas, entre os presentes, 53 mil deixaram a redação em branco e 18.100 deles fizeram textos com menos de dez linhas, ou com desenhos, ou a lápis, ou com palavrões. "É um número baixo perto do volume de estudantes que participa da prova, mas mesmo assim muita gente tem a redação anulada", afirmou.

 

Nenhuma identificação

O coordenador do Enem disse ainda que a redação não precisa ter título, mas reforçou que ela não pode ser assinada e não pode ter nada que identifique o candidato de alguma maneira sob o risco de ser anulada também. "Se o aluno coloca o pingo do 'i' com um coração, por exemplo, é uma forma de identificá-lo. Ele também não pode fazer nenhum desenho, sinal ou rabisco que facilitem ao corretor saber quem é a pessoa", afirmou.

 

Ao todo, são 1.800 corretores e cada redação é corrigida por duas pessoas. Caso haja muita diferença nas notas, um terceiro corretor é acionado. Mas você deve estar se perguntando como o estudante é identificado na hora da correção, já que a prova não é assinada. De acordo com Ferreira, a identificação é feita por um código de barras colado na folha da redação.



Fonte: G 1

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News