24/04/2024 20:56:29

01/06/2007 00:00:00

Interior


Interior

Como parte integrante do cronograma de coletas externas de sangue, programadas para o mês de junho, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta sexta-feira, dia 1º, em São Miguel dos Campos, captando doadores de sangue das 8 às 17 horas, em frente à Praça da Matriz.

A intensificação das coletas externas vem acontecendo em decorrência da queda no percentual de doadores, registrada na primeira quinzena de maio e, principalmente, para descentralizar as ações do hemocentro alagoano para os bairros de Maceió e os 101 municípios do Estado.

Contudo, principalmente durante o mês de junho, a coordenação geral traçará um cronograma de atividades que visam aumentar o percentual de doações. Isso porque, segundo dados obtidos junto ao Centro de Processamento de Dados (CPD) do Hemoal, durante os festejos juninos a demanda de transfusões deve triplicar, já que o número de queimados hospitalizados na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages triplica.

“Estamos intensificando as coletas externas para assegurar que nosso estoque esteja abastecido para suprir a demanda e possíveis eventualidades. Conclamamos a população para que compareça ao Hemoal, porque a queda no percentual de doadores vem nos preocupando”, destaca a coordenadora geral, Izaura Alves Pinto.

Doação

Para ser um doador, no entanto, o candidato tem que obedecer alguns requisitos como ter idade superior a 18 anos, mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação com. Além disso, também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os dez anos.

É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado. Gestantes e lactantes não podem doar sangue. Os doadores que irão repetir o procedimento devem respeitar o prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Além das coletas externas, as doações também podem ainda ser feitas na sede do Hem,al, localizado em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News