25/04/2024 08:50:57

Maceió
11/08/2015 17:03:00

PF prende acusado de envolvimento em esquema de fraude contra o INSS


PF prende acusado de envolvimento em esquema de fraude contra o INSS
Acusado estava em companhia de advogado

A Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Previdência Social, desencadeou, na tarde desta terça-feira (11), a última fase da Operação CID-F, com o objetivo de prender membros de uma quadrilha especializada na concessão fraudulenta de benefícios pagos pelo INSS. Em Maceió, uma pessoa acusada de envolvimento no esquema milionário foi detida.

Deflagrada em junho de 2011, a operação investiga uma quadrilha que se utilizava de empresas diversas para inserção de vínculos fictícios nos sistemas informatizados da Previdência Social, visando à obtenção de benefícios previdenciários, a exemplo do auxílio-doença e de aposentadorias por invalidez e por tempo de contribuição.

Já foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de condução coercitiva (quando o suspeito é obrigado a se dirigir à delegacia para prestar depoimento), e quatro mandados de busca e apreensão. Já o acusado preso, segundo a PF, foi levado à sede da superintendência, em Jaraguá, para prestar esclarecimentos.

Segundo a PF, a estimativa é a de que o prejuízo aos cofres públicos tenha ultrapassado os R$ 10 milhões. Ainda de acordo com a Policia Federal, há evidências de que a quadrilha já vinha atuando há alguns anos. 

Os acusados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa e passiva, além do crime de falsa perícia. Somadas, as penas podem alcançar mais de 40 anos de prisão.

Os delegados responsáveis pela operação concedem entrevista coletiva à imprensa, a partir das 16h, em Jaraguá. Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News