16/04/2024 15:01:02

30/05/2007 00:00:00

Política


Política

O advogado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Eduardo Ferrão, entregou hoje pela manhã à Corregedoria da Casa os documentos que, segundo ele, comprovam a origem dos pagamentos das pensões feitos a jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha.

O advogado não quis divulgar os documentos, pois argumenta que eles estão em segredo de justiça. Ferrão garante, no entanto, que os extratos bancários e declarações de imposto de renda comprovam que os recursos da pensão vieram todos das contas do presidente.

"Os documentos comprovam que absolutamente todos os recursos, sem exceção, tiveram origem na conta do senador. Faço a afirmação cabal e absoluta que saíram da conta de Renan", disse o advogado. "Mas alguns desses documentos estão sobre sigilo judicial. Nos extratos, por exemplo, aparecem outras operações que uma vez mostradas podem prejudicar terceiros", justificou.

Segundo Ferrão, pelos documentos há como provar que os R$ 8 mil pagos para a jornalista durante a sua gestação saíram da conta de Calheiros, assim como os recursos do fundo educação para a filha no valor de R$ 100 mil.

Ferrão explica, porém, que o presidente não tem recibos de que o dinheiro foi entregue a Veloso. Ele diz, no entanto, que com uma série de conjunto de análise de documentos, pode-se concluir que o dinheiro foi para a jornalista.

Com a documentação em mãos, o corregedor Romeu Tuma afirmou que fará a análise imediatamente e que manterá o sigilo pedido pelo advogado. Ele disse, no entanto, que caso os senadores peçam, ele terá que passar cópias de todo o material. Aí ele admite que o sigilo pode ser quebrado.

Tuma teria descartado a possibilidade de um eventual processo contra Calheiros. Segundo ele, o PSol, que protocolou ontem um pedido de investigação contra o presidente da Casa, deveria ter entregue o requerimento na Mesa da Casa.

Fonte: Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News