26/04/2024 20:36:07

28/05/2007 00:00:00

Saúde


Saúde

A cidade de Arapiraca, distante 120 quilômetros de Maceió, será palco do Dia do Desafio. A campanha mundial que é um incentivo à prática regular de atividades físicas, em benefício da saúde e bem-estar, terá sua competição em Alagoas no Parque Ceci Cunha, das 07 às 17h.

Um evento promovido pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapiraca e Sindilojas Arapiraca, visa vencer o sedentarismo e o estresse, males da vida moderna. A expectativa é de que 30 mil pessoas participem da competição.

Por não impor restrições quanto às modalidades escolhidas, as pessoas podem realizar qualquer tipo de atividade física, desde que a façam por pelo menos 15 minutos. O Dia do Desafio destaca ações fundamentais para o convívio humano como envolvimento, diversão e segurança, além de trazer benefícios à saúde e para a comunidade.

Em 2006, só no Brasil, foi registrada a participação de 1080 cidades e de 19 estados, que mobilizaram 28 milhões de pessoas para a prática da atividade física, deixando a rotina de lado e participando de alguma atividade proposta nas empresas, escolas, praças, clubes e Unidades do SESC.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15 horas, quando a noite já pairava sobre as ruas, as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite para exercitar o corpo.

Pela energia economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram caminhadas juntas, na mesma data e mesmo horário.

Ao perceber que seria mais importante gastar energia do corpo do que economizar energia, e, sobretudo, pelas temperaturas muito baixas, eles decidiram transferir a atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. Desde então o evento passou a ser desenvolvido mundialmente pela TAFISA (Trim & Fitness International Sport for All Association), entidade de promoção de esporte para todos, na Alemanha. A cada ano, a ação ganhava a participação cada vez maior das cidades.

A idéia é estimular a prática da atividade física, mas de maneira adaptada às condições de cada pessoa, sem forçá-lo a desempenhos desnecessários e sim regulares. De outro, incentiva a mobilização de grupos de convivência nas comunidades, ampliando seu universo social, afinal de contas, mais interessante é fazer essas atividades com as pessoas que conhecemos, gostamos e com as quais nos sentimos bem, em qualquer hora, do jeito que for, à vontade e por quanto tempo quiser.

Desde 1995, o SESC apóia e divulga o Dia do Desafio, tanto no Brasil, quanto no continente Americano.

Fonte: Sesc



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News