24/04/2024 17:47:36

16/06/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

Milhares de pessoas no mesmo local e pouco cuidado com a higiene dos olhos e das mãos. A situação, comum nas festas do mês de junho, favorece o aparecimento de casos de conjuntivite. Por isso também é importante ter cuidado com a doença no período. A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste o olho e a parte de dentro das pálpebras. Pode ser causada por mãos sujas, toalhas e até maquiagens. O médico arapiraquense Marcelo Pereira, clínico geral, explica porque a conjuntivite é tão comum em determinadas épocas.

"Esta conjuntivite, que é mais freqüente nesta época, tem um período de contaminação que vai até o nono ou décimo dia. A pessoa contrai a conjuntivite e ela pode passar para as outras pessoas. Ela passa através da mão da pessoa que coça os olhos e cumprimenta outra pessoa. Mas passa também, porque esta pessoa abre uma porta, o vírus fica no trinco, a outra pessoa abre a porta, vai ao lavatório, lavar a mão, em banheiro público, banheiro de clube, usado anteriormente por um indivíduo que tinha conjuntivite, o vírus fica lá. Ele fica também no sabonete, fica na toalha. É por essa razão que dissemina bastante”, diz o Dr. Marcelo.

 

Higiene é fundamental

 

Ainda segundo o médico arapiraquense, a conjuntivite pode ser evitada a partir de cuidados com a higiene, como lavar bem as mãos, não levá-las aos olhos e não usar maquiagens nem toalhas de outras pessoas. Marcelo Pereira informa também que o grande problema da doença, em termos de saúde pública, é que em média 10% das pessoas que têm conjuntivite viral, acabam desenvolvendo opacidade na córnea. Quando a opacidade atinge a parte central, por muito tempo, o indivíduo pode ficar com uma visão reduzida, atrapalhando, inclusive, o desempenho profissional. “A conjuntivite não tem tratamento específico, mas é preciso ficar atento à limpeza das secreções”, finaliza.

 


com alagoasetemporeal

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News