26/04/2024 00:10:02

16/06/2008 00:00:00

Municípios


Municípios

Quiterio Fernandes

 

 

Apesar da chuva que se abateu durante todo o sábado (14), a cidade de Santana do Mundaú viveu um dia festivo em comemoração aos seus 48 anos de Emancipação Política quando foi cumprido um vasto calendário elaborado pelo presidente da comissão organizadora do festejo Élson da Silva, e que constou desde o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, missa festiva, exposição de artesanato regional, folguedos folclóricos, desfile escolar acompanhado de bandas de fanfarras e apresentação de grupos regionais em praça pública.

 

Histórico

 

Santana do Mundaú, localizada a 110 quilômetros de Maceió situa-se no extremo leste do estado, fazendo divisa com Pernambuco (município de Correntes). É servida pela AL220, conhecida como “Estrada da Laranja”, numa extensão de 25 quilômetros a qual se interliga a BR-104, em União dos Palmares.

 

Margeando o rio Mundaú, (o primeiro nome do povoado foi Mundaú Mirim) era agregado ao município de União dos Palmares. É um dos maiores produtores de laranja do país (o primeiro do Nordeste), sua principal fonte de renda, que é completada pela diversificação agrícola (banana, inhame, macaxeira, feijão e milho) além do comércio que completmenta sua economia.

 

O atual prefeito do município é o agricultor Eloi da Silva. A Câmara Municipal tem nove Vereadores. Existe um colégio de segundo grau na cidade e quatro escolas de primeiro grau, embora a maior parte do alunado se desloque para Corrente (PE) e União dos Palmares, cidades literalmente próximas, apesar do trecho Santana do Mundaú/Correntes ainda não dispor de pista asfaltica.

 

A religião predominante é católica e sua padroeira é Santa Ana (que atualmente empresta o primeiro nome ao município). A população é estimada em 12 mil habitantes, dos quais quase nove mil residem na cidade, que nos últimos quatro anos alcançou alto nível de progresso e recuperação de sua economia, aspecto paisagístico, pagamentos do poder público em dia, reorganização das secretarias municipais e qualificação dos funcionários, graças à administração renovadora de Eloi da Silva, popularmente conhecido como “Loia” que em eleição histórica arrebatou o poder voltado para o povo, que era exercido por um grupo a mais de vinte anos.

 

Santana do Mundaú no dia de sua Emancipação Política recebeu visitas ilustres como o ex-governador Manoel Gomes de Barros (agro-pecuarista da região), seu filho o deputado Nelito Gomes de Barros, o deputado federal Francisco Tenório, o prefeito de União dos Palmares José Carrilho Pedrosa, o vice-prefeito Areski Filho e dezenas de outros convidados que juntamente com a comunidade participaram das atividades da festa cívica.

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News