28/03/2024 19:47:44

26/05/2007 00:00:00

Direitos da Mulher


Direitos da Mulher

Arapiraca será sede da I Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres, que será realizada nesta segunda-feira, 28, no Clube dos Fumicultores. O encontro reunirá representantes municipais de todo o Estado.

O evento é promovido pela Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, através da superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher (Cedim), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Arapiraca e da prefeitura da cidade.

A secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, vê a realização do evento como um fortalecimento das políticas públicas também nos municípios do interior. “É relevante o grande número de participantes da região, pois permite as discussões em todas as áreas de interesse da mulher, como saúde, trabalho, educação, segurança. E o documento que resultará dessas discussões servirá de referência para perseguirmos os nossos direitos e implantação das ações que atendam às mulheres negras, índias, do campo ou da cidade”, afirmou.

“É um compromisso que temos com as mulheres, e o encontro servirá para reflexões e encaminhamentos das questões municipais e estaduais à conferência estadual e, posteriormente, à nacional”, afirmou a presidenta do Cedim, Maria Aparecida.

A abertura do evento será às 9 horas da manhã, com a palestra sobre Mulher, Educação e Cidadania, proferida pela ex-presidenta do Conselho da Mulher de Arapiraca, professora Cleonice Ferreira. Ainda pela manhã, a presidenta do Cedim de Alagoas, Maria Aparecida falará sobre Mulher e Violência: uma questão de Saúde Pública e Direitos Humanos. Outra convidada é a secretária-adjunta de Educação, Cícera Pinheiro, que expõe sobre a Participação e Representação da Mulher nos Espaços de Poder.

À tarde haverá a formação de grupos temáticos; apresentação das propostas e deliberações, além da escolha das 50 delegadas que representarão as mulheres alagoanas na II Conferência Estadual da Mulher, a ser realizada no dia 4 de junho, no Centro de Convenções de Maceió, que deverá contar com a participação da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire. O decreto de convocação para a conferência já foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira, dia 23, por determinação do governador Teotonio Vilela Filho.

Um dos principais temas do evento estadual tratará de analisar a realidade brasileira nas áreas social, econômica, política e cultural, além dos desafios para a construção da igualdade, contextualizando o Estado de Alagoas”, afirmou a superintendente da Mulher, Micheline Toledo. Na próxima quinta-feira, 31, está prevista a realização de mais uma conferência regional, dessa vez no município de Maragogi.

Fonte: Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News