29/03/2024 02:25:50

02/06/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

A gerente-executiva substituta do INSS em Maceió, Isabel Cristina Almeida, alerta as pessoas que procuram informações e serviços nas agências da Previdência Social, para que o façam pessoalmente ou por meio de um procurador legalmente constituído. "A população deve evitar os chamados agenciadores, ou seja, aquelas pessoas que cobram para fazer um simples pedido como o de aposentadoria, auxílio-doença ou amparo assistencial, prometendo facilidades na hora da concessão desses benefícios", alertou a dirigente.

Isabel Almeida disse que o órgão não aceita nem reconhece a figura do intermediário e recomenda aos segurados, que fazem uso desse tipo de expediente, para que evitem a interferência desses mediadores que, no final, só geram prejuízos financeiros desnecessários, porque cobram taxas ilegais por serviços que não são pagos. "Ao aceitar a oferta de um atravessador, a pessoa acaba pagando por serviços que no INSS, são absolutamente gratuitos."

O INSS informa, ainda, que não procede a informação de que haja funcionários autorizados a procurar os segurados em suas casas para aumentar valor de benefícios, regularizar débitos, requerer revisões e recursos, requerer aposentadorias, pensões e auxílios, por exemplo. Outro alerta é no sentido de que o trabalhador nunca forneça seus dados a desconhecidos, para evitar o risco de ter o seu benefício fraudado ou envolvido em operações ilegais.

Ao fornecer o cartão de benefícios do INSS, senha e demais documentos pessoais o aposentado ou pensionista fica exposto à ação dos estelionatários que com essas informações podem, inclusive contrair empréstimos bancários consignados, sem a devida autorização do segurado. No caso de dúvidas qualquer pessoa pode acionar a polícia ou ligar gratuitamente para a central de Atendimento, pelo telefone 135.

Fonte: Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News