29/03/2024 09:46:03

24/05/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (Fenaprf) afirma que, a partir da 0h de domingo, a categoria irá paralisar as atividades por 24 horas e dará início a um protesto pelo descumprimento de um acordo assinado com o governo federal. De acordo com a federação, a categoria só atenderá emergências.

A categoria prevê uma paralisação por tempo indeterminado para o próximo dia 30. "Vamos recolher as viaturas aos postos e multas só nos últimos casos", disse o presidente da Fenaprf, Gilson Dias da Silva.

"Não atenderemos escalas de plantão extraordinárias e acidentes, só os mais graves." Dias da Silva disse que o governo desrespeita um acordo, assinado em março, que previa a exigência do diploma de nível superior para novos policiais e parcelas de reajuste salarial para julho e, não novembro, como determina medida provisória. 

"Foi um ano de negociação. No termo ficou estabelecido que teríamos nível superior para ingresso na carreira, aumento de efetivo em 3 mil policiais e o reajuste. Apenas a contratação foi cumprida e entendemos que o acordo foi quebrado."  

De acordo com a federação que representa os sindicatos de 23 Estados mais o do Distrito Federal -, os policiais não vão divulgar o balanço oficial com os números de acidentes e vítimas de trânsito durante a Operação Corpus Christi, que começou à 0h de quinta-feira. 

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal em Brasília informou, por meio da assessoria de imprensa, que o governo fará algumas correções na medida provisória por meio de projeto lei, já encaminhado ao Congresso.

Ainda de acordo com a assessoria, os policiais podem ser punidos em casos de omissão ou descumprimento de normas. Segundo Dias da Silva, a federação não foi informada oficialmente do projeto de lei.

Caso as reivindicações não sejam revistas pelo governo ao longo da próxima semana, ele afirma que a categoria pretende fazer uma greve nacional a partir da próxima sexta-feira. 

 

Agência Brasil



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News