16/04/2024 08:01:45

16/05/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

O Ministério Público de Alagoas, em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, realiza no domingo, 18 de maio, um grande ato público, na orla de Maceió, para marcar o Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual contra a Criança e o Adolescente.

Segundo a promotora de Justiça Marluce Falcão, cerca de 100 homens da Polícia Militar; educadores, estudantes de faculdades, escolas públicas e privadas; integrantes do Movimento Social contra a Corrupção e a Criminalidade (MSCC); representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais; militantes das causas dos direitos humanos; conselheiros tutelares; e funcionários de empresas parceiras da campanha estão mobilizados para participar do ato público.

A concentração do ato acontece a partir das 8 horas da manhã, em frente ao Alagoas Iate Clube (Alagoinha), na Praia de Ponta Verde. De lá, os manifestantes partem em passeata, distribuindo panfletos, conscientizando e sensibilizando as pessoas, os banhistas, os turistas e funcionários de bares e hotéis da importância de denunciar toda e qualquer violência contra crianças e adolescentes.

“Toda a sociedade alagoana está convidada a participar desse grande ato público que iremos realizar na orla de Maceió. Será uma manifestação pacífica - cheia de alegria e brincadeiras, para tratar de um assunto sério que precisa ser denunciado: o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil em Alagoas”, destacou Marluce Falcão.

A caminhada pela orla nesse domingo é a última atividade da Semana de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que começou na segunda-feira, pela manhã, com uma palestra sobre o tema, na Faculdade Integrada Tiradentes (FIT’s), na Cruz das Almas. O tema da campanha também debatido em outras faculdades e escolas públicas, em Maceió e cidades do interior do Estado.

Audiência pública

Na terça-feira, 13, foi realizada uma Audiência Pública, na Igreja Virgem dos Pobres, com moradores da orla lagunar, para debater os problemas envolvendo o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. Participaram da audiência, representantes do MP de Alagoas, Almagis, Creas, Defensoria Pública, SEADES, Juizado da Infância e Juventude, Esmal, Delegacia da Criança e do Adolescente, Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, CAV-Crime, Conselhos Tutelares e Conselho de Direito.

Na quarta-feira, 14, foi realizado, no auditório da Casa da Indústria, o Seminário “Prevenção, Combate e Controle do Abuso e Exploração Sexual: Dever de Todos”. O evento contou com a participação dos promotores de Justiça Ubirajara Ramos e Marluce Falcão, além do psicólogo Liércio Pinheiro, coordenador do curso de psicologia do Cesmac.

Na quinta-feira, 15, o tema da campanha voltou a ser debatido em seminário realizado pela manhã no auditório da Casa da Indústria e à tarde no CAPSi Doutor Luiz da Rocha Cerqueira. O promotor de Justiça Ubirajara Ramos, coordenador da Promotoria de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, destacou a participação das instituições e entidades da sociedade civil organizada em toda a programação da semana.

No entanto, para Ubirajara Ramos, o mais emocionante foi o envolvimento dos jovens com o tema da campanha, como aconteceu no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol. O Seminário foi encerrado com uma apresentação de um trecho de uma peça, encenada por um grupo de alunos da Escola Zumbi dos Palmares, do Conjunto Rosane Collor, abordando a importância de denunciar todo e qualquer tipo de abuso sexual.

Na sexta-feira, 16, em vários pontos da cidade, foi realizada uma grande panfletagem com o material da campanha. O tema também foi debatido em sessão especial, no plenário da Câmara Municipal de Maceió, que contou com a participação de vereadores, promotores de Justiça, educadores, estudantes, lideranças comunitárias e militantes em defesa dos direitos humanos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News