24/04/2024 00:25:37

14/05/2008 00:00:00

Especiais


Especiais

Criadores de bovinos e bubalinos têm até amanhã, dia 15, para declararem o cumprimento da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2008, encerrada no último dia 30. O prazo não será prorrogado e quem não comprovar que vacinou o rebanho será penalizado.

A multa pela não declaração é de R$ 486,00, aplicada por propriedade. O produtor que também não tenha vacinado será multado em mais R$ 162,00, além de ser proibido de transportar seus animais e produtos derivados. “Após pagar as multas, os criadores também são obrigados a realizar a vacinação, que será acompanhada por fiscais agropecuários para garantir que o processo foi realizado. A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e a única maneira de garantir que o estado fique livre dela é a vacinação. Nenhum bovino ou bubalino pode deixar de ser imunizado”, enfatiza o diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante.

Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina na sede da Adeal, no bairro do Jaraguá, em Maceió, ou em uma das unidades locais da Agência nos municípios. Os escritórios da Adeal funcionam das 8h às 14h.

A campanha de vacinação é uma das exigências do Ministério da Agricultura para que o estado, atualmente considerado zona de risco desconhecido da aftosa, melhore o status de sanidade animal.

Encerradas as declarações, a Adeal estará focada em preparar o relatório final da campanha, com balanço total da vacinação e das declarações.


por Assessoria

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News