26/04/2024 22:13:54

12/05/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Antonio Aragão

 

Cerca de 500 trabalhadores rurais (cortadores de cana) reuniram-se na tarde desta segunda feira (12) no Auto Posto Quilombo a margem da BR-104 na periferia de União dos Palmares, aguardando um comboio de ônibus que os levará até o estado do Espírito Santo, onde lá iniciarão suas atividades profissionais, já que, esta época do ano é a colheita da cana-de-açúcar nos estados do sul e sudeste, devendo os mesmos retornarem a Alagoas entre os meses de novembro e dezembro, quando a safra 2008/2009 terá inicio na região.

 

Segundo um dos retirantes, emocionado ao se despedir mulher e dos filhos, “se em União tivesse emprego, não era preciso tanto gente deixar suas famílias na incerteza, com saudades, mas graças a Deus, a empresa Disa já assinou nossas carteiras de trabalho, o que é uma garantia de emprego certo. Pelo menos, no inverno, não passaremos fome” sentenciou.

 

“Em realidade, todos os anos o fato tem se repetido, o que é considerado de “população flutuante”. O que corre paralelo ao fato é que estas pessoas, na sua maioria eleitores, este ano deixarão de votar. O acontecimento em si mostra a incapacidade de Alagoas em absorver a mão de obra existente, e expõe centenas de família a orfandades, pois existe registros de casos que muitas dessas pessoas que jamais retornaram ao lar, deixando filhos na orfandade” disse um dos representantes dos trabalhadores que pediu para não ser identificado.

 

Para os próximos dias, segundo um observador, cerca de mais de dois mil rurícolas deverão seguir o mesmo destino, pois os que embarcam agora estudam a maneira como serão tratados e pagos, e em seguida noticiarão os seus companheiros, que deverão também migrar em busca de trabalho.

 

Ainda segundo informações, o Ministério do Trabalho já esta ciente da retirada, e já manteve contato tanto com os trabalhadores bem como com a empresa contratante, o que é uma esperança  para os viajantes que terão o sustento próprio e de seus familiares na época da entre safra das usinas da região.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News