28/03/2024 06:59:08

10/05/2008 00:00:00

Economia


Economia

O preço dos veículos pode subir em função do aumento do aço. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, o aço está entre os principais componentes de custo da indústria, por esse motivo, tem peso para pressionar o valor final do produto. “Nos preocupamos com a pressão de aumento de custos”, afirma.

Segundo Schneider, o preço do produto é livre para cada montadora e é estabelecido de acordo com o volume de negócios de cada uma. Por isso, defende a negociação com fornecedores para evitar o repasse aos consumidores.

Nesta semana, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou que fará um reajuste de 15% no aço laminado a quente na próxima quarta-feira (14), já as bobinas a frio terão alta de 11%, enquanto as bobinas zincadas terão alta de 6,5%, e as folhas metálicas, de 6%. A CSN acredita ainda em mais um reajuste para julho ou agosto.

A possibilidade de aumento de preços em função do aço já fez com que a Fiat iniciasse “testes” com a importação do insumo. Neste ano, a montadora passou a comprar da Coréia do Sul uma parcela do aço que necessita para abastecer a produção de veículos. Segundo a Fiat, a economia chega a 15%, contando com todos os custos de importação.

Sobre a falta de aço para abastecer a indústria, Schneider descarta a possibilidade. “A indústria siderúrgica tem feito investimentos para acompanhar nosso ritmo. Hoje não falta aço”, afirma. “A importação do insumo é momentânea”, completa, ao se referir ao anúncio da Usiminas de recorrer às importações para atender a demanda nacional.

com G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News