29/03/2024 12:16:01

22/05/2007 00:00:00

Maravilha


Maravilha

Desde a inauguração do Museu Paleontológico Florentino Eitir, no município de Maravilha, no último dia 18, mais de 600 pessoas entre estudantes e comunidades rurais de municípios alagoanos e pernambucanos já visitaram a instituição que guarda preciosidades da pré-história.

E, se depender dos municípios alagoanos de Maravilha, Ouro Branco, Santana do Ipanema e Maceió e, de Pernambuco, Garanhus e Arco Verde, o índice de 70% de brasileiros que nunca visitaram um museu será reduzido. Só para esta semana, três escolas de Maceió agendaram visita ao Museu Paleontológico, que abriga fósseis de mais de 39 mil anos, como a preguiça gigante e tigre de dente-de-sabre, encontrados durante escavações no sitio Ovo da Ema, que também já tem projeto de virar parque temático com visitas in loco.

O museu Paleontológico custou aos cofres da prefeitura mais de R$ 20 mil. Segundo o secretario de Educação de Maravilha, Cláudio Santos, o investimento já está trazendo retorno para cidade que começa a receber visitantes para conhecer o museu, como as cidades vizinhas de Alagoas e Pernambuco.

O novo museu alagoano é fruto do trabalho de 10 anos do pesquisador Jorge Luiz, que além de realizar as escavações no Sitio da Ema também idealizou o Museu para incentivar o turismo estudantil e cientifico na região. “Nosso projeto não se limita apenas a visitas aos museus, mas temos planos para o ecoturismo, na Serra da Caiçara, onde também foram encontradas fósseis”, explica o pesquisador.

Além do museu, as réplicas da preguiça gigante e tigre de dente-de-sabre, na praça central e na frente do museu, já viraram um atrativo turístico da pequena cidade de 15 mil habitantes.

Para o secretario adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio, a região passa a dispor de um equipamento cultural e histórico que ajudará na preservação do seu Patrimônio Cultural, formando cidadãos e seres humanos de melhor qualidade moral e cultural.

“Esta cidade está entrando na rota do futuro, pois rapidamente 70% desta comunidade terá visitado este museu. O povo de Maravilha está disposto a mudar, pois mais de 500 pessoas estavam presente na inauguração do Museu”, diz Álvaro Otacílio.

O Museu Paleontológico Florentino Eitir, funcionará todos os dias, em maio, das 8 às 12 e das 15 horas às 21 horas.

Outros museus

A comitiva cultural da Secult também visitou o Museus Xucurus e a Casa de Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios. Segundo o secretario adjunto, Álvaro Otacílio, a Secretaria de Estado da Cultura quer conhecer, de perto, a realidade dos museus para traçar um plano de trabalho unificado através do Sistema Estadual de Museus que será criado em Alagoas.

As duas instituições palmeirenses receberam um kit do folder Museus de Alagoas, que traz nomes, endereços e horários de funcionamento dos museus do Estado, para serem distribuídos aos visitantes.

Na Casa de Graciliano, que recebe em média 200 estudantes por semana, a comitiva da Secult foi recebida pelo Secretario de Cultura de Palmeira dos Índios, Wagner Marcelo e técnico de conservação João Tenório que mostrou importante acervo do escritor alagoano.

Fonte: Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News