26/04/2024 03:37:29

24/03/2007 00:00:00

Secretaria de Educação é dinamizada


Secretaria de Educação é dinamizada

O município de União dos Palmares deu um grande passo para a autonomia e melhoria da qualidade de ensino. No dia 29 de dezembro de 2006, em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei que modifica a rede para sistema, toda a administração de ensino no município. A partir de agora, o Sistema Municipal de Ensino passa a ter autonomia para credenciar, regularizar, autorizar, fiscalizar, inspecionar toda a rede escolar do município, inclusive a rede particular de ensino de educação infantil.

 

Principais Objetivos da Mudança

 

Formar cidadãos participativos e críticos. Garantir qualidade de condições, acesso e permanência dos alunos na escola, valorizar os profissionais da educação, elaborar propostas pedagógicas especificas, promover os meios de recuperação de alunos de menor rendimento, organização da educação infantil, fundamental e médio, e regulamentação do regime de progressão acentuada.

 

A Merenda Escolar levada a Sério

 

O governo federal selecionou 610 cidades que atenderam as necessidades do Programa Fome Zero. Da região Nordeste, onze cidades foram escolhidas, entre elas, União dos Palmares teve o destaque de melhor desempenho de Gestor da Merenda Escolar. Esse premio é fruto de um trabalho serio da equipe responsável pela Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

 

A Cultura Afro Brasileira no Currículo Escolar

 

A Secretaria Municipal de Educação, visando desenvolver nas escolas de ensino fundamental o reconhecimento da história da formação da cultura palmarina, desde as tribos indígenas existentes antes de Zumbi, a formação e a vida dos quilombos durante a era de Zumbi e as contribuições para a cultura atual, criou o Departamento de Identidade Étnico Social, sob a coordenação da professora Márcia Suzana. Desta forma, o alunado pode absorver a origem e o desenvolvimento da cultura africana, na formação econômica e cultural de União dos Palmares antes do surgimento de Zumbi, durante seu reinado e até os dias atuais.

 

Projeto Cultura de Cinema na Praça

 

A Prefeitura Municipal de União dos Palmares leva a cultura até onde a população está. Foi instituído um programa de livre acesso nas principais praças dos bairros da cidade.

 

Nucleação das Escolas Rurais

 

Primeiro procedimento para melhorar a qualidade de ensino, com base na instituição do Sistema Municipal de Ensino. Tal iniciativa irá proporcionar um novo relacionamento dos aspectos administrativos e pedagógicos das referidas escolas, promovendo principalmente um descongestionamento das atividades que estão sob a responsabilidade da sede da Secretaria Municipal de Educação.

 

Programa Saúde do Escolar

 

Os governos federal e municipal implantaram através de convênio o Programa “Saúde do Escolar”, cuja função primordial é atender alunos com deficiência visual. Foram realizadas 418 consultas, mas apenas 152 alunos necessitaram utilizar óculos, que receberam gratuitamente. Está para acontecer a Formação Continuada e a 2ª Jornada Pedagógica das escolas rurais intitulada “Por uma Educação no Campo”.

 

Pró-Letramento

 

É um programa de formação continuada de professores para melhoria da aprendizagem da leitura, da escrita e matemática nas series do ensino fundamental, cujo curso será ministrado em seis meses. A formação continuada vai desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção de conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além de simples aplicação do que foi estudado. O município de União dos Palmares foi contemplado com esse programa.

Redação: Nicanor Filho – Secretaria Municipal de Educação



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News