28/03/2024 16:02:20

15/02/2008 00:00:00

Política


Política

O suplente de vereador Robson Calheiros (PMDB), irmão do senador Renan Calheiros (PMDB), foi condenado a dois anos de reclusão pelo crime de racismo praticado contra a vereadora Fátima Santiago (PP) e seu filho, Henrique Galindo Santiago. A sentença foi proferida pela juíza Maria da Graça Gurgel, titular da 2ª Vara Criminal da Capital. Por ser réu primário, Calheiros pode apelar da decisão em liberdade. Ele tem cinco dias para recorrer. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira, 14, do Diário Oficial do Estado.

A ação foi movida pela vereadora Fátima Santiago, em outubro de 2005, após tomar conhecimento, através de seu filho, das agressões verbais que lhes foram desferidas por Calheiros, na época ocupando o cargo de vereador. De acordo com os autos do processo, Henrique Santiago conta que durante uma acirrada discussão sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Robson Calheiros teria acusado sua mãe, juntamente com outros vereadores, a exemplo de Cristiano Matheus e Gerônimo Ciqueira (falecido) – que disputavam a direção da Casa – de não ser uma pessoa confiável. Disse ainda que ao tomar a defesa de sua mãe, Calheiros rebateu com palavras de baixo calão, xingado-o publicamente, de “negro safado” e sua mãe, a vereadora Fátima Santiago de “negra safada, rapariga”. A discussão aconteceu durante uma festa na casa do também vereador Berg Holanda.

As declarações de Henrique Santiago foram confirmadas por José Marcio de Medeiros Júnior, filho do vereador José Márcio, que testemunhou a discussão.

Robson Calheiros, no entanto, nega que tenha “injuriado” a vereadora e seu filho e disse que não proferiu qualquer termo ou expressão racista. Confirmou, porém, que houve uma discussão acalorada sobre a reeleição da Câmara, e admitiu ter dito que a vereadora Fátima Santiago não “era uma pessoa confiável”. Mas, que no dia seguinte teria pedido desculpas a Henrique Santiago.

Pelo crime, Robson Calheiros foi condenado a pena de dois anos de reclusão, inicialmente em regime aberto, pelos crimes praticado contra a vereadora Fátima Santiago e seu filho, Henrique Santiago. A pena, de acordo com a sentença da juíza Graça Gurgel, poderá ser substituída por duas penas restritivas de direito: prestação de serviços e multa.

Robson Calheiros tem prazo de cinco dias para recorrer da decisão. Caso a sentença seja mantida, ele ficará impedido de disputar as próximas eleições.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News