26/04/2024 16:00:50

14/02/2008 00:00:00

Brasil


Brasil

No Recife, aumenta a fiscalização contra o fumo em ambientes fechados. Em São Paulo, charutos, cigarrilhas e cachimbos estão vetados. A fiscalização começa a partir desta quinta-feira (14). O aviso de proibição deve estar em bares, restaurantes e boates na capital pernambucana. 

A lei federal é de 1996 e foi elaborada para evitar que trabalhadores de estabelecimentos como bares, motéis e restaurantes sejam afetados pela fumaça dos cigarros.

Trata-se de um problema que José Mário, garçom há oito anos, conhece muito bem. Os clientes que não fumam também se sentem prejudicados quando dividem o mesmo espaço com os fumantes.

Nesta quinta-feira, a Vigilância Sanitária do Recife começa a fiscalizar bares e restaurantes estão cumprindo a lei. Os estabelecimentos podem atender aos fumantes, desde que tenham uma área específica para eles com grande circulação de ar.

A restrição ao tabagismo pode se estender até mesmo a áreas abertas, se ficar comprovada que a fumaça invade os recintos fechados ou não se dispersa com facilidade.

O jornalista Marcos Toledo, que é fumante, não vê problemas em ficar numa área restrita. “Da mesma forma que eu gosto de fumar, quem não fuma também tem o direito de não sentir a fumaça e ser afetado por isso.”

Mas o gerente do bar acha que muitos clientes que fumam podem não gostar da idéia e deixar de freqüentar o lugar. Para o procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Farias, é uma questão de tempo para que a lei seja assimilada por todos.

“Ao todo, 82% dos habitantes da cidade do Recife não fumam e dos 18% dos fumantes que sobram, com absoluta certeza, são de pessoas que compreendem a necessidade de não fumar em ambientes fechados”, aponta o procurador.

Em São Paulo, a partir de hoje, é proibido fumar charuto, cigarrilha ou cachimbo em restaurantes, inclusive nas áreas reservadas para fumantes.

copm G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News