18/04/2024 00:20:11

14/02/2008 00:00:00

Polícia


Polícia

O secretário interino de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos e a cúpula da segurança pública do Estado anunciaram, agora há pouco, novas medidas para combater a onda de violência que assola o Estado, principalmente em Maceió. Dentre as medidas anunciadas está a implantação da lei seca em alguns bairros da capital e a criação de uma força tarefa entre as polícias Militar e Civil. As medidas foram anunciadas durante entrevista coletiva que foi concedida na sede da Secretaria de Defesa Social, no Centro.

Ainda de acordo com o coronel Ronaldo, também serão resgatadas as operações fecha gabinetes. Além disso, está sendo providenciada a compra de 100 novas viaturas para serem distribuídas entre as duas polícias, e a agilização da vinda de um helicóptero. “Amanhã, já estaremos realizando um pregão eletrônico para a aquisição das 100 viaturas”, assegurou o coronel, acrescentando que, o helicóptero ainda não chegou em Maceió por causa de questões burocráticas, mas que nesta sexta-feira, 15, um representante da Secretaria de Defesa Social estará viajando até o Rio de Janeiro para agilizar essa questão.

“Estamos analisando ainda, um projeto que visa enxugar as assessorias militares nos gabinetes. Com isso, teremos um ganho de pelo menos 280 homens que serão designados para fazer o policiamento das ruas”, informou o secretário.

Quanto a implantação da lei seca, o coronel Ronaldo explicou que deve ser implantada nos próximos oito dias. No entanto, ele não informou quais bairros serão atingidos pela medida. “Não podemos adiantar ainda, porque estamos estudando quais os bairros que possuem os maiores índices de criminalidade”, contou.

Outra medida, denominada operação saturação, deve ser implementada, com o objetivo de intensificar as ações da Polícia Militar nos bairros da capital, que já são conhecidos pelo alto índice de violência e que são área de atuação do tráfico de drogas.

Junto com as medidas adotadas, já estão sendo instaladas câmeras filmadoras nos postos policiais.

Estruturação

Ainda de acordo com o chefe da segurança pública de Alagoas, dois novos rabecões estão sendo providenciados para atender os institutos médicos legais de Maceió e Arapiraca. Ronaldo dos Santos garantiu ainda que será lançado um núcleo de estatística integrado. “Que vem a ser a reunião de todos os registros de ocorrências realizados pelas Polícias Militar, Civil, IML e Corpo de Bombeiros”, garantiu.

O secretário de Defesa Social informou ainda que a partir da próxima segunda-feira, 18, estará disponibilizado no portal da SEDS - www.seds.al.gov.br/iml -, o acesso a todas as ocorrências registradas no IML.

Garantias

Ao ser questionado quais seriam as garantias de que essas medidas seriam cumpridas, uma vez que está assumindo cargo interinamente, Ronaldo dos Santos afirmou que está exercendo o cargo com "espírito de que vai permanecer à frente da pasta". Caso contrário, continuou o secretário, o próximo que vier a substituí-lo deverá dar continuidade as ações que tiverem dando certo.

Indagado ainda sobre o porquê dessas medidas não terem sido adotadas durante a gestão do general Edson Sá Rocha, exonerado do cargo na última segunda-feira. O coronel Ronaldo limitou-se a dizer que quem tomava as decisões finais era seu antecessor, e como o mesmo já não se encontrava mais aqui, preferia não comentar sobre o assunto.

com alagoasagora.com.br // joão dionisio soares e cláudia walquiria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News