29/03/2024 07:31:24

14/02/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

“A previsão é de que no mês de maio, 200 leitos de urgência e emergência do novo complexo da Unidade de Emergência Armando Lages sejam inaugurados. Os equipamentos para esta primeira etapa da reforma e ampliação, que é a maior fase, devem chegar em, no máximo, 40 dias”. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, André Valente.

O secretário reafirmou o compromisso do governador Teotonio Vilela Filho em elencar o término da obra como prioridade junto ao Ministério da Saúde. “Desde o início da gestão encontramos uma série de dificuldades para concluir essa obra, pelo caráter grandioso que ela apresenta. No entanto, encaramos esse desafio como vital para o processo de reestruturação do atendimento em urgência e emergência de todo o Estado”, salientou André Valente.

A obra está orçada em R$ 16.278.370,74 sendo financiada com recursos do Ministério da Saúde, por meio do Programa QualiSUS, e contrapartida do Estado (cerca de R$ 3 milhões). No total serão 410 leitos, sendo 50 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

A entrada dos pacientes ao complexo será feita por três vias de acesso, por grau de complexidade das ocorrências, com o intuito de garantir um acolhimento mais humanizado aos usuários e melhores condições de trabalho aos servidores. Leitos exclusivos para pessoas portadoras de deficiência física estão assegurados na nova estrutura.

Recursos Humanos 

De acordo com Alício Oliveira, diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, um decreto do governador determinou que todos os servidores do Hospital Escola José Carneiro sejam transferidos para o novo complexo. “Estamos organizando treinamento específico para todas as categorias profissionais que vão atuar no hospital”, informou.

Assumindo a coordenação geral das cinco comissões responsáveis pelo acompanhamento da reforma e ampliação, Alício Oliveira assegurou que a obra está caminhando com força total. “Em torno de 70% de toda a reforma já está concluída, 280 funcionários estão trabalhando nesse momento para agilizar os serviços”.

A comissão mista é formada por 25 pessoas da Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal).

Marcos Seabra, diretor do Hospital José Carneiro, também presente na reunião, ratificou a disposição da Uncisal em tomar as providências necessárias para a continuação da ampliação. “A partir desta quinta-feira, a área da farmácia será desocupada; já transferimos todo o material. O Centro de Diagnóstico requer um estudo mais detalhado para a mudança de local, devido aos equipamentos caros que precisam ser desmontados, mas vamos viabilizar uma nova área para o setor”, disse.

Agência Alagoas


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News