29/03/2024 12:29:01

11/02/2008 00:00:00

Interior


Interior

Se a mente vazia é a oficina do diabo, os 30 presos que tentaram fugir do xadrez da Delegacia Regional de Santana do Ipanema – e dois deles conseguiram – usaram a imaginação com muita fé para atingirem a liberdade; mais precisamente, eles usaram a imagem de Jesus Cristo para esconderem o material com o qual escavaram o buraco na parede da cela.

O chamado santo do pau-oco é um artifício que data da época do Império e servia para burlar a fiscalização do reino sobre a produção de ouro na colônia; as imagens de santos, ocas, serviam para esconder o ouro que a colônia era obrigada a mandar para Portugal.

Há um mês os 30 presos na Delegacia Regional de Santana do Ipanema passaram a adorar a imagem de Jesus Cristo Crucificado, feita em gesso, mas oca – e dentro da imagem estavam escondidos o material usado para a fuga: estilete, chave-de-fenda e canivete, com os quais escavaram a parede da cela.

Mas, apenas dois deles tiveram êxito; foram eles: Luciano Inácio Avelino, 22, e Claudêncio Alves – o primeiro é acusado de ter matado o taxista Paulo Queiroz, para roubar.

A fuga em massa foi evitada pelos policiais civis Givaldo, Flávio, Fernando, Aristides, Ricardo e Franklin, que, apesar da greve da Polícia Civil, estavam trabalhando no plantão do delegado de São José da Tapera, Valter Nascimento. Os policiais contaram ter sido surpreendidos com o plano de fuga e não desconfiaram do oratório que os presos ergueram na cela em homenagem a Jesus Cristo.

-”Eu estava no primeiro andar e ouvi o barulho de alguém saltando o muro. Ainda flagrei um dos presos tentando escalar o muro. Infelizmente, os dois conseguiram escapar”, contou o agente Flávio, que mobilizou os colegas para barrar a fuga.

O delegado Valter Nascimento pediu a quem souber do paradeiro dos presos que fugiram avisar pelo telefone (82) 3621-2006.

com tudonahora.com.br // roberto vila nova



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News