24/04/2024 03:07:45

Municípios
13/08/2012 14:45:16

Fazenda Sueca é parceira do Estado em pesquisa com piscicultura


Fazenda Sueca é parceira do Estado em pesquisa com piscicultura
Projeto de Psicultura em União dos Palmares

mais.al //

ascom

 

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) vem desenvolvendo projetos de piscicultura que servirão de experimento na produção intensiva de pescado nos perímetros produtivos do Canal do Sertão.

 

Para firmar essa ação, na última semana, o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, visitou a Fazenda Sueca, no município de União dos Palmares, cuja propriedade tem cultivo de pescado e será parceira da atividade.

 

De acordo com Regis Cavalcante, parcerias como essa, associam esforços para um novo momento na aquicultura e pesca no Estado.

 

“Queremos incentivar a piscicultura com a ampliação das atividades de pesquisa, que também vão servir para o laboratório de alevinos do nosso Núcleo em Rio Largo”, falou o secretário.

 

A fazenda Sueca é pioneira na produção de pescado, já que há mais de 10 anos cultiva peixes. Para o zootecnista da propriedade, Rafael Vergetti, a integração visa ainda, o desenvolvimento de tecnologia sustentável, aliando a piscicultura com outras atividades econômicas da agropecuária alagoana.

 

“A ovino-caprino cultura do alto sertão alagoano será beneficiada. Pois as águas oriundas do cultivo, antes de serem descartadas ao meio ambiente, passarão por um processo de depuração com plantas aquáticas flutuantes. O estudo visa identificar as principais espécies que promovam a depuração e simultaneamente sirva como alimentação de ovelhas, cabras, bois”, explicou Vergetti.

 

O dono da propriedade, Geraldo Vergetti, destacou ainda, que a parceria com o governo do Estado respalda suas ações para subsidiar o desenvolvimento de tecnologias para a produção do pescado.

 

Nos próximos dias, a equipe técnica da Sepaq - comandada pelo superintendente, Edson Maruta, além do zootecnista Rafael Vergetti - irão viajar para a cidade de Pentecostes, no Ceará, para conhecer a piscicultura organizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News