26/04/2024 15:42:50

Municípios
09/08/2012 21:03:34

Polícia investiga morte de bebê de quatro meses em Santana do Mundaú


Polícia investiga morte de bebê de quatro meses em Santana do Mundaú
Cadáver ficou em uma ambulancia na Porta da Delegacia Regional

O Delegado Regional Valdecks Pereira determinou rigor na apuração da morte de um bebê de quatro meses de idade (nascido prematuramente aos sete meses de gestação) medindo cerca de 50 cm que pesava pouco menos de 200 gramas ocorrido na manhã desta quarta feira (08/08) na Rua Bom Jesus na periferia da cidade de Santana do Mundaú a 110 km de Maceió.

No inicio da noite a senhora Aparecida Barbosa Presidente do Conselho Tutelar daquela cidade acompanhada dos conselheiros Fabiana Calixto e Nadelson Ferreira comunicou o caso ao chefe de Expediente da Regional de União dos Palmares agente Janio Vieira Barbosa que solicitou a presença do IML para recolher o pequeno cadáver que estava em uma ambulância da Prefeitura daquele município na porta da Delegacia em um pequeno caixão branco na companhia de seus pais o ajudante de serviços gerais Fabiano da Silva de 21 anos e de sua mãe a menor E.S. de 16 anos de idade.

No relato dos conselheiros, no sábado dia 04 o Conselho foi procurado por uma senhora que se identificou como avó da criança informando o agravamento do estado de saúde do menor que estaria – segundo a denunciante – doente sem receber assistência médica, pois a família seria muito pobre. Dois conselheiros foram constatar a denuncia na residência do casal onde observaram a veracidade dos fatos e aconselharam que o mesmo fosse imediatamente removido para o Hospital Regional São Vicente de Paulo em União.

Ao efetuar uma nova visita no domingo, foi constatado que nenhuma providencia havia sido tomada com relação à saúde da criança, oportunidade em que houve insistência junto aos familiares por providencias imediatas. Como em mais esta oportunidade não foram atendidos, na segunda feira recorreram a Secretaria Municipal de Saúde que enviou a agente de saúde identificada como Walquiria Alexandre até a casa onde a criança morava e mesmo de posse de uma guia de encaminhamento para internamento hospitalar Walquiria foi informada que ‘o pai havia saído para trabalhar, a mãe se queixava de problemas de menstruação e a avó estaria com diarreia e não tinha quem acompanhasse a criança’. Na terça feira a BR-104 estava interditada e os médicos que dão expediente em Santana do Mundaú residentes em Maceió não trabalharam naquele município e a família continuava resistindo em não remover o garoto até União.

Sem assistência médica nenhuma, a criança não resistiu à desnutrição e a falta de assistência médica e entrou em óbito às 10 horas da manhã, porém, segundo consta, o fato somente foi comunicado ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente às 19 horas a partir de quando ocorreu o traslado do pequeno cadáver e a apuração da responsabilidade pela morte do bebê.

antonio aragão //


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News