26/04/2024 07:10:18

Cidade
08/08/2012 10:52:15

Programa da Reconstrução entrega moradias em União dos Palmares


Programa da Reconstrução entrega moradias em União dos Palmares
Mulher demonstra satisfação ao receber casa

agênciaalagoas //

teresa machado e acassia deliê

 

Famílias afetadas pelas enchentes do Rio Mundaú, em União dos Palmares, receberam suas casas na manhã desta terça-feira (7). O vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, fez a entrega simbólica das chaves de 385 unidades habitacionais do Residencial Newton Pereira Gonçalves, localizado no município.

 

“Estou muito satisfeito. As casas já se transformaram em lares. Aqui neste conjunto, já podemos ver lan houses e antenas de televisão. O conjunto está se transformando naquilo que ele deve ser: uma moradia, com condições de habitabilidade, retomando a dignidade na vida dessas pessoas”, declarou Nonô.

 

Após reuniões com representantes nacionais da Caixa Econômica Federal, a instituição sinalizou positivamente para a solução sugerida pelo Governo do Estado de ‘posse precária’ das casas enquanto é resolvida a questão dos registros e contratos. Isso irá agilizar o processo da entrega de cerca de duas mil moradias do Programa da Reconstrução, que estão em fase de conclusão.

 

“Em alguns conjuntos, falta a infraestrutura, mas todos os envolvidos neste processo estão acelerando o ritmo. A Caixa Econômica também está agilizando o processo das tramitações contratuais. Com as casas em condições de habitabilidade, iremos entregá-las aos moradores, que irão aguardar a conclusão dos processos”, disse o vice-governador.

 

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, ressaltou o trabalho do Governo do Estado para concluir o Programa da Reconstrução e isentar os moradores do pagamento das unidades habitacionais construídas pelo Minha Casa, Minha Vida. 

 

“Sei o drama que todos vocês passaram com as enchentes e me sinto muito feliz hoje, pois damos mais um passo para resolver de forma definitiva essa situação. Vocês estão recebendo casas novas, com toda a infraestrutura necessária. Por isso, cuidem bem delas, não vendam os imóveis, não passem adiante. O Governo está feliz por restituir o principal patrimônio que vocês perderam”, disse.

 

De acordo com o prefeito Areski Freitas, a população palmarina estava ansiosa para receber suas casas. “Em nenhuma outra enchente aconteceu este ato de entrega de casas em conjuntos com iluminação, água e energia. O recomeço da entrega das casas de forma parcial foi muito esperado por nós”.

 

Uma das primeiras moradoras a receber a chave da nova casa foi Aérica Patrícia Severo da Silva, de 25 anos. Emocionada, ela comemorou o novo imóvel, onde vai morar com o marido e os dois filhos “Eu tive que correr da cheia e os meus vizinhos ajudaram. Como não tenho dinheiro pra pagar aluguel, acabei voltando pra lá. Agora, estou muito feliz porque vou sair da beira do rio. Quando chover, não vou mais ter medo nem ficar preocupada com o que pode acontecer”, relatou a dona de casa.

 

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hérbert Buenos Aires, destacou a parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que tem acelerado o ritmo das obras. Segundo o superintendente regional, na próxima sexta-feira (10), será entregue, em Rio Largo, o conjunto José Carlos Pierucceti, com 215 casas e toda infraestrutura completa.

 

"Estamos no momento de entregas. A partir de agora, vamos fazer um cronograma para irmos entregando parcialmente estas unidades habitacionais com água, energia e tratamento de esgoto”, afirmou.

 

Com as entregas desta terça, o Residencial Newton Pereira tem 750 famílias morando em suas novas casas, todas entregues gratuitamente. Até o momento, foram entregues 1.760 unidades habitacionais do Programa da Reconstrução. No total, 15.387 casas estão sendo construídas e, com o avanço das obras, a expectativa do Governo é entregar mais de 10 mil casas até o final do ano.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News