26/04/2024 17:46:36

Brasil
29/06/2012 20:58:52

Festa das Comidas Gigantes encerra ciclo junino em Caruaru


Festa das Comidas Gigantes encerra ciclo junino em Caruaru
'Pé de Muloque' gigante em Caruaru

terra //

wagner gil

 

Até o próximo domingo, dia 1º de julho, um festival de gastronomia nordestina vai invadir as ruas de Caruaru, em Pernambuco, com a realização da Festa das Comidas Gigantes: o Maior Xerém do Mundo, Beiju Gigante e Maior Quarenta do Mundo. O evento tornou-se uma tradição no São João da cidade depois que o Maior Cuscuz do Mundo conseguiu registro na edição nacional de 1996 do Guiness Book, o livro dos recordes.

 

De lá prá cá, surgiram a Maior Pamonha do Mundo, o Maior Pé de Moleque do Mundo, entre outras guloseimas do cardápio nordestino. Cada evento do calendário reúne em média 30 mil pessoas para a degustação gratuita dos pratos. Geralmente, as festas das comidas gigantes são realizadas pela comunidade que trabalha em sistema de mutirão. Elas são regadas com muita bebida e ao som de artistas regionais, bandas de pífanos, batalhões de bacamarteiros, quadrilhas juninas e grupos de danças folclóricas.

 

"Essas festas ajudam a manter o São João tradicional. Representam os festejos de rua que são feitos pelas comunidades há décadas e caracterizaram Caruaru como a Capital do Forró", disse o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira de Souza ao Terra .

 

Nesta sexta-feira (29), aconteceu a festa da "Maior Quarenta do Mundo". O evento começou às 14h, na rua Feira de Santana, no bairro Santa Rosa, Zona Sul da cidade. A quarenta é uma espécie de canjiga salgada, que é servida geralmente quente e acompanhada com bode ou galinha guisada.

 

Para produzir a iguaria são utilizados 10kg de tomate, 10kg de batata, 1kg de alho, 1kg sal, um pacote de coentro, 5kg de cebola, 10kg de manteiga, 100 kg de fubá de milho e 20 tabletes de caldo de carne. Este ano, com 400kg e seis metros de comprimento, a Maior Quarenta do Mundo pretende atrair milhares de visitantes que estão se despedindo do São João de Caruaru.

 

Também na sexta-feira (29), acontece a degustação do Beiju Gigante. Com estreia em 2012, a festa acontece na Zona Rural, no distrito de Serrote dos Bois. Além de trios de forró regionais, terá apresentação de bacamarteiros. O forró começa a partir das 14h com quadrilhas matutas.

Para preparar o Beiju Gigante, com 10 metros de comprimento, são necessários cinco sacos de mandioca, o que equivale a cerca de 250kg, além de 50kg de goma (farinha de mandioca), 20kg de queijo de coalho, 100 cocos ralados, 20kg de manteiga da fazenda, 10 pacotes de café e 10kg de açúcar. O beiju é um quitute tipicamente nordestino e parece um pouco com a tapioca, sendo mais grosso e sem recheio. A massa também é mais consistente e entre os acompanhamentos sugeridos, destaque para o queijo de coalho e o café torrado em casa.

 

Já o Festival do Milho do Murici é uma das festas que encerra o São João de Caruaru no domingo, dia 1º de julho. O evento acontece na Vila do Murici, também na Zona Rural. Pamonha, canjica, xerém e pipoca são algumas das comidas que poderão ser degustadas no evento. São esperadas cerca de 10 mil pessoas durante as seis horas de forró.

 

Já na Vila do Rafael, acontece a degustação do Maior Xerém do Mundo. O xerém é uma espécie de canjica, só que ao invés de massa de milho, é utilizado milho granulado. No Nordeste, os acompanhamentos mais tradicionais deste prato são o bode guisado ou a galinha caipira. Oito pessoas estão envolvidas no preparo da iguaria típica portuguesa, que foi adotada por Pernambuco e se tornou uma das comidas mais tradicionais do Estado.

 

A comida será servida na praça principal da cidade com a utilização de 350kg de xerém. Essa quantidade rende o equivalente a cinco mil pratos e, para preparar, são necessárias dez panelas de um metro cada. Além das panelas gigantes, são usados três sacos de xerém (cada um com 50kg), 250kg de galinha caipira, além de 50kg de verduras e temperos.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News