24/04/2024 23:14:10

Municípios
29/06/2012 11:34:10

Chuvas no Agreste causam o fenômeno conhecido como 'Seca Verde'


Chuvas no Agreste causam o fenômeno conhecido como 'Seca Verde'
Ilustração

cadaminuto //

eleazar hasten

 

As chuvas registradas em cidades do agreste alagoano nas últimas semanas vêm provocando o fenômeno conhecido como "seca verde". A vegetação nativa começa a brotar dando a falsa impressão de que o problema da estiagem acabou, alertou o coordenador municipal de Defesa Civil de Quebrangulo, Wagner Santos.


Segundo o coordenador não há motivos para comemoração, pois são chuvas isoladas, rápidas e que não conseguem reverter o problema causado pela estiagem, que deve se prolongar por, pelo menos mais quatro meses. Barreiros e açudes continuam secos e as cisternas vazias.

 

Quebrangulo que foi devastada por uma enchente em 2010, agora está em estado de emergência devido a seca. O decreto foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil , ontem(28), juntamente com as cidades de Igaci e Coité do Nóia, elevando para 36 o número de minucípios alagoanos nesta situação.

 

Wagner Santos espera que a partir do reconhecimento a ajuda dos governos estadual e federal cheguem mais rapidamente ao município que tem cerca de 5 mil moradores da zona rural atingidos pela estiagem, e prejuízos estimados em 350 mil reais pelas perdas na agricultura e pecuária. "A prioridade é levar água potável as famílias da zona rural, para isto estamos aguardado a chegada dos carros-pipas, que solicitamos a defesa civil estadual", finalizou.


Cisternas


Através da Fundação Nacional de Saúde, a Prefeitura de Quebrangulo conseguiu recursos para a construção de 190 cisternas para atender comunidades rurais. Segundo o prefeito Marcelo Lima, o processo já está na fase de licitação.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News