24/04/2024 22:52:59

Justiça
26/06/2012 11:36:56

Vereadores de Rio Largo podem recuperar cargos


Vereadores de Rio Largo podem recuperar cargos
Desembargador Sebastião Costa Presidente do TJ-Al

tribunahoje //

breno airan e nigel santana

 

O desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), decidiu na manhã desta terça-feira que os vereadores de Rio Largo, envolvidos em um esquema de venda de terreno com o agora ex-chefe do executivo municipal Toninho Lins, não voltarão a seus cargos na Câmara.

 

Os suplentes que assumiram as vagas deixadas devem continuar com seus trabalhos e, apesar de liminar, os vereadores afastados Aurízio Esperidão da Hora (PP), Ionaide Cardoso Martins (PMDB), Jefferson Alexandre Cavalcante (PP), Thales Luiz Peixoto Cavalcante, o “Thales Diniz” (PSB) e José Nilton Gomes de Souza, o “Nilton da Farmácia” (PSB) foram suspensos “do exercício de função pública, com o consequente afastamento de suas prerrogativas funcionais”.

 

A defesa tenta no TJ reconduzir Toninho Lins à prefeitura. O Judiciário está de férias, mas a decisão pode ser dada a qualquer momento. Ademais, a nova prefeita de Rio Largo, Maria de Fátima Correia (PSD) exonerou recentemente todos os secretários municipais para montar uma nova cúpula.

 

O caso

 

O ex-prefeito Toninho Lins, agora sem partido, é apontado de participar de um esquema de venda de um terreno de uma usina a um preço ínfimo.

 

Ele foi acusado de apropriação de bens e renda pública em proveito próprio, falsidade ideológica, dispensa ilegal de licitação, alienação de bem público em desacordo com a lei e formação de quadrilha.

 

Toda a Câmara de Vereadores e ele ‘arrecadaram’ um terreno no valor de R$ 21,6 milhões – com uma área de 252,4 mil hectares – por apenas R$ 200 mil. O detalhe é que o local serviria, em tese, para a construção de casas de moradores vítimas das enchentes de junho de 2010.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News