24/04/2024 19:48:02

Geral
25/06/2012 16:22:20

IPVA de placa final 5 pode ser pago até 28 de junho


IPVA de placa final 5 pode ser pago até 28 de junho
Divulgação

alagoas24horas //

ascom - sefaz

 

Proprietários de veículos com placa de final 5 tem até o dia 28 deste mês para pagar, em cota única, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, com desconto de 10%. O boleto referente ao imposto já foi enviado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) à residência dos proprietários de carros e motocicletas.

Entretanto, para quem optar em pagar o IPVA de forma parcelada – em até três vezes – a primeira cota de vencimento também está prevista para o dia 28 de junho. Ficando a segunda para o dia 31 de julho, e a terceira e última parcela para 31 de agosto.

O boleto, com as duas opções de pagamento – cota única com desconto e parcelado em três vezes em valor integral – já foi enviado via postal para a residência dos proprietários dos veículos com placa de final 5 e pode ser pago em qualquer casa lotérica ou instituição bancária.

Caso o documento de cobrança do IPVA 2012 não chegue antes do dia 28 de junho, o proprietário pode fazer a emissão do boleto por meio do site www.sefaz.al.gov.br. A emissão do documento dos veículos com placa de final 5 pode ser feita até o dia 28 de setembro deste ano.

Quanto aos proprietários de veículos com placa de final 4 – que optaram no pagamento parcelado – é importante lembrar que o vencimento da segunda parcela está marcado para o dia 28 deste mês; e da terceira e última parcela, para o dia 31 de julho.

DESÁGIO – O Imposto de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2012, está com redução média de 6,9% para automóveis usados. Percentual, que segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), José Eugênio Barros Filhos, corresponde a desvalorização de mercado do veículo.

“O valor do imposto dos usados costuma ser sempre menor que o do ano anterior devido à desvalorização de mercado do bem. Já quanto aos veículos novos, o calculo do IPVA é feito diante do valor da nota fiscal da venda”, esclarece José Eugênio.

De acordo com a tabela publicada os vencimentos da cobrança do IPVA 2012 variam de 29 de fevereiro, para veículos com final de placa 1, a 30 de novembro, para os automóveis que possuem placas terminadas em 9 e 0.

Portanto, é importante que os proprietários de veículos fiquem atentos as datas, pois quem optar em quitar o imposto em cota única terá desconto de 10% no valor total do tributo; caso contrário, poderá pagar o IPVA em três parcelas mensais consecutivas.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do país a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News