26/04/2024 12:05:04

Alagoas
23/06/2012 22:46:11

IML será transferido para necrotério do Hospital Sanatório


IML será transferido para necrotério do Hospital Sanatório
Hospital Sanatório no Farol

O governo do Estado vai usar o antigo necrotério do Hospital do Sanatório para atender as demandas do Instituto Médico Legal. A decisão deve atender temporariamente às necessidades do órgão, enquanto a nova sede não tem obras concluídas e enquanto o prédio no Trapiche da Barra passa por obras para melhorar a estrutura.

 

A expectativa do governo agora é que os médicos legistas retornem às suas atividades e comecem a atuar na nova estrutura. Com a decretação da ilegalidade da greve pelo Tribunal de Justiça na tarde deste sábado, as perspectiva são de que os serviços no IML sejam normalizados de imediato.

 

A mudança para o novo prédio depende apenas de alguns pequenos ajustes, segundo informou ao Tudo Na Hora, o diretor do órgão Luiz Correia Mansur, através da sua assessoria. Neste domingo (24), uma equipe técnica do Instituto fará uma visita ao antigo necrotério do Hospital do Sanatório para fazer um levantamento da situação e checar o que será necessário para ativá-lo como sede temporária do IML.

 

A intenção, entretanto, é que esta atividade comece o quanto antes, ainda esta semana. “Precisamos ainda transferir os equipamentos e ver como está a estrutura. Mas a ideia é que todas as demandas do IML sejam transferidas nos próximos dias”, comunicou oficialmente o diretor do IML.

 

A priori, os primeiros procedimentos realizados serão os de exame de corpo e delito e de conjunção carnal. Posteriormente, os as necropsias também serão feitas na sede temporária.

 

Médicos alegaram falta de estrutura para parar trabalhos

 

Até o final da tarde deste sábado (23), os 30 médicos legistas que atuam nos IMLs de Maceió e Arapiraca estavam com as atividades 100% paralisadas. Eles decidiram interromper totalmente os trabalhos alegando falta de estrutura para trabalho nas duas cidades. A categoria reivindica que o Estado providencie um novo prédio para dar continuidade dos serviços na capital e que a unidade de Arapiraca ganhe equipamentos.

 

O secretário de Defesa Social contestou a alegação dos médicos, afirmando que o governo já estava providenciando uma alternativa ao pleito e que o IML de Arapiraca é novo e estpa totalmente equipado.

 

Ontem, revoltados com a inoperância do IML, que estava de portas fechadas, os familiares que aguardavam a liberação dos corpos invadiram o local por volta das dez horas da manhã e quebraram equipamentos. Revoltados com a situação, eles haviam ameaçado invadir o órgão ainda na tarde de sexta-feira, caso não conseguissem levar seus parentes para sepultamento hoje.

 

Até o início da noite deste sábado, o governo aguardava a chegada de um caminhão frigorífico para armazenar os corpos que davam entrada no IML. Sem o trabalho dos legistas, 22 corpos estavam na fila da necropsia, 10 deles do lado de fora das câmaras refrigeradas.

 

O novo equipamento será vital para a estrutura temporária no Hospital do Sanatório, já que unidade não tem onde armazenar os corpos.

O caminhão frigorífico será alimentado por um gerador.


tudonahora //

flávia batista



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News