26/04/2024 15:00:27

25/01/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

Quem mora em casa e, principalmente, perto de terreno baldio, deve retomar a atenção nesta época do ano. O tempo quente alternado às chuvas de verão aumenta a incidência de escorpiões.

Nesta madrugada, a picada do animal peçonhento fez uma vítima em Alagoas. Morreu, na Unidade de Emergência, Jenifer Liziane Santos Dias, de apenas oito meses de vida. De acordo com o hospital, a menina era de Campo Alegre e a causa da morte foi a picada do escorpião.

O infectologista Marcelo Constant explica que, registra mais de 1.200 casos por ano e, em 98% deles, as pessoas picadas pelo animal não correm risco de morte. "O adulto não corre risco de morte ao ser picado, mas é recomendável procurar um hospital porque a pessoa sente uma dor forte durante horas. Já a criança precisa de um soro próprio e quanto menor a idade, mais perigosa é a picada do escorpião", alertou.

Em Alagoas, o Hospital Hélvio Auto é a referência para a aplicação do soro em crianças. A recomendação é procurar o hospital em até duas horas, para que as chances sejam maiores. No caso de adultos, qualquer hospital pode tratar a picada.

"Eu já tratei de uma criança de seis meses, que também não resistiu. Ela veio de São Miguel e foi picada quando a mãe enrolou a toalha no bebê, depois do banho. Nesse caso, a mãe só descobriu que a criança foi picada horas depois, quando viu o escorpião em cima da cama. Por isso, a melhor recomendação é ficar de olho no bebê e evitar o animal em casa", explicou o médico, acrescentando que manter o ambiente limpo e sem baratas é a primeira regra.

O escorpião se prolifera em locais onde há baratas e entulho, como restos de materiais de construção. Em caso de picada, lave o local com água e sabão, não passe nada sobre o local, nem amarre, fure, corte ou sugue o ferimento. Depois, procure um posto de saúde ou o Hospital Hélvio Auto.

com alagoas24horas.com.br // elaine rodrigues



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News