27/04/2024 01:09:54

Municípios
10/05/2012 10:15:53

Estiagem em Belo Monte já dura quase nove meses


Estiagem em Belo Monte já dura quase nove meses
Estiagem em Belo Monte

Em Belo Monte, no sertão de Alagoas, não chove há quase nove meses. Os efeitos da estiagem prolongada são visíveis, 90% dos açudes e barreiros do município secaram.

 

Pouco mais de 80% da população vive na zona rural e depende da agricultura ou da pecuária para sobreviver, mas, sem a chuva, as pessoas não têm como plantar e também encontram dificuldades para alimentar os animais.

 

Em uma propriedade no povoado Maria Preta, os animais procuram no chão o que comer, mas só encontram areia e pedra. No barreiro onde eles matam a sede, o que resta é apenas um pouco de lama. A situação está chegando ao limite, lamenta Afrânio Lima, vaqueiro que toma conta dos bichos.

 

Com o balde em mãos, o agricultor Robério dos Santos caminha sobre o leito seco do rio que corta o povoado em busca de água e só encontra em uma cacimba improvisada aberta há poucos dias.

 

No final do mês de abril, o município decretou situação de emergência por causa da seca, mas o pedido ainda não foi homologado. O secretário de Agricultura de Belo Monte, Ronildo Gonçalves, disse que a situação piorou depois que a operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército, deixou de atender o município.

 

O comandante do Exército em Alagoas, coronel Pinto Sampaio, confirmou que o abastecimento foi suspenso por falta de verba e que está aguardando a chegada de recursos federais para reiniciar a operação. Ele não quis estimar um prazo para que isso ocorra.


cadaminuto //

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News