19/04/2024 07:27:14

Municípios
04/05/2012 23:19:29

Escândalo em Anadia: demitidos os secretários


Escândalo em Anadia: demitidos os secretários
Anadia praça dacidade

O prefeito de Anadia, José Augusto Rocha Souza (PPS), anunciou na noite desta sexta-feira (4) que exonerou todos os secretários municipais. A demissão coletiva foi consequência da matéria-denúncia dos repórteres Thiago Correia e José Pereira , que foi ao ar no Jornal da Pajuçara Noite de hoje. A reportagem revelou um escândalo de nepotismo na cidade: praticamente todos os secretários nomeados pelo prefeito são parentes de vereadores.

 

A divisão de cargos entre os vereadores é notória e obedece a um a espécie de hierarquia. Quanto mais importante o vereador, mais importante o cargo que o parente dele recebeu. Assim, a Secretaria municipal de Economia e Finanças, a mais poderosa de todas, foi entregue pelo prefeito a Ana Patrícia Costa Pereira, esposa do presidente da Câmara Municipal, vereador José Adauto Almeida Rocha.

 

O secretário de Agricultura, Comércio, Serviços e Desenvolvimento Socioeconômico era José Dilson Melo Mariano – irmão do vereador Mariano Denisson, que foi presidente da Comissão de Inquérito contra a ex-prefeita Sânia Tereza.

 

Para a Secretaria de Assistência Social o prefeito havia nomeado – e agora exonerou – Karla Tathianna Lola da Silva, mulher do vereador Amós de Almeida Rocha, que foi relator da Comissão de Inquérito.

 

A Secretaria de Viação, Serviços Urbanos e Obras Públicas estava entregue a Josival dos Santos Silva, cunhado do vereador José Wilames Ferreira Castro Neto, membro da Comissão de Inquérito.

 

Na Secretaria de Saúde a titular agora demitida era Maria Luciana Cavalcante Pedrosa Fidélis, esposa do vereador Fernando Antônio Pedrosa Fidélis. Na Secretaria do Meio Ambiente o prefeito havia colocado Rosana da Silva, irmã do vereador José João da Silva.

 

Outro cargo importante, o de chefe do Setor de Compras da prefeitura, era ocupado por Alexandre de Almeida Rocha, irmão do vereador Amós de Almeida Rocha, que já havia emplacado a esposa Karla na Assistência Social.

 

Só duas secretarias escaparam do festival de nepotismo em Anadia.A de Administração e Planejamento, que não toca obras, não recebe dinheiro federal de convênios nem faz licitações, cuidando apenas de elaborar projetos e cuidar da folha de pessoal, foi entregue a Érico Correia de Melo, que não tem parentesco conhecido com nenhum vereador.

 

E a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer estava entregue a José Dimas Almeida Cavalcante de Moraes, presidente do Diretório Municipal do PPS e ex-secretário de Assistência Social da então prefeita Sânia, o outro sem-parente na Câmara Municipal.

 

Retribuição

 

José Augusto Rocha Souza era vice-prefeito e assumiu a prefeitura da pequena Anadia, na Zona da Mata, a 88km de Maceió, em dezembro do ano passado, após uma Comissão de Inquérito da Câmara Municipal ter decidido pela cassação da então prefeita Sânia Tereza e a posse do vice.

 

Sânia foi acusada de desviar R$ 7 milhões da prefeitura e atualmente está presa, junto com o marido e mais quatro pessoas, todas acusadas de envolvimento no assassinato do vereador Luiz Ferreira, de Anadia, em setembro do ano passado. Sânia é a principal acusada de mandante do crime.

 

Não é à toa que alguns dos principais cargos foram entregues a membros da Comissão de Inquérito – a eles o prefeito deve o cargo que ocupa, já que votaram pela cassação da ex-prefeita.

 

Ninguém trabalhando

 

A TV Pajuçara foi a Anadia conferir a festança de loteamento de secretarias entre vereadores de Anadia. E descobriu que o escândalo é maior ainda. Segundo a reportagem, a secretária de Saúde, Maria Luciana Pedrosa, além de esposa do vereador Fernando Pedrosa, é servidora pública administrativa, professora na cidade e servidora pública em Rio Largo.

 

Karla Tathianna, secretária de Assistência Social, foi abordada pela reportagem. Telefonou para o marido, vereador Amós de Almeida, recebe orientação dele e diz que não dará entrevista.

 

A secretária de Finanças, esposa do presidente da Câmara, não apareceu para trabalhar n esta sexta. Também o de Agricultura, irmão de outro vereador, não estava. Dilson Mariano não estava no seu local de trabalho – o repórter foi informado de que o secretário estava administrando o frigorífico de sua propriedade. No setor de compras, também não havia ninguém. Na Secretaria de Viação e Obras Públicas, a pequena sala do secretário (e cunhado de vereador) Josival dos Santos estava vazia.

 

O prefeito, no momento em que a reportagem da TV Pajuçara foi à prefeitura, também não estava em seu local de trabalho. O chefe de gabinete tentou explicar que não há nepotismo na prefeitura – esquecendo que o nepotismo cruzado, uma troca de favores com vereadores, também é vedado por lei.

 

Pouco depois, a reportagem encontrou o prefeito Jospe Augusto Rocha Souzaq numa churrascaria da cidade. Ele não quis dar entrevista, alegando que nãoe ra o momento de tocar no assunto. À noite, depois que a reportagem foi ao ar pela TV Pajuçara, ele mandou telefonar anunciando a exoneração de todos os secretários, inclusive os dois únicos que não têm parentesco com vereadores.

 

Segundo o comunicado, o prefeito deve anunciar os nomes dos substitutos na próxima segunda-feira.


tudonahora //

plinio lins



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News