25/04/2024 23:48:16

Geral
25/04/2012 17:12:08

Soldado do Exército está em situaçao grave por trauma muscular durante atividade física


Soldado do Exército está em situaçao grave por trauma muscular durante atividade física
Ilustração

Está internado na área vermelha do Hospital Santa Casa, em Maceió (AL) o soldado do Quinquagésimo Nono Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMtz), Gustavo Santos Lopes. Ele deu entrada na segunda-feira, em estado de coma, segundo informações chegadas à redação do Alagoas em Tempo Real e em seguida confirmadas pelo Batalhão.

 

O soldado estava em atividades do 59º Batalhão quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital. A família prefere não falar sobre o assunto, por enquanto, e aguarda que Gustavo saia do coma para explicar o que aconteceu.

 

Indagada sobre o problema, a Assessoria de Comunicação Social do 59º BIMtz, emitiu a seguinte informação, transcrita integralmente:

 

Informamos que no dia 23 de Abril de 2012, por volta das 23:00h, na fazenda Utinga Leão (município de Rio Largo), o aluno Gustavo Santos Lopes do NPOR do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, durante a realização de uma marcha a pé, como atividade prevista do acampamento do período básico, passou mal e foi conduzido para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde foi diagnosticado pelos médicos como quadro de Rabdomiólise.

 

No momento a sua situação encontra-se estável e está recebendo tratamento médico adequado.

 

O Comando do Batalhão instaurou uma sindicância para apurar os fatos ocorridos.

 

Conforme consta no portal www.exercito.gov.br, a Rabdomiólise é caracterizada por danos à musculatura esquelética. Quando isso ocorre, o conteúdo das células musculares é liberado na corrente sanguínea, podendo ser potencialmente tóxico e ocasionar  lesão nos rins e arritmias cardíacas, levando, em casos extremos, à morte.

 

Há uma forte relação entre a Rabdomiólise e a atividade intensa e prolongada a que são submetidos os militares durante algumas instruções ou exercícios físicos. A privação de água, as condições adversas de clima e de umidade, bem como o calor, agravam ainda mais a situação.

O uso de certos complementos alimentares, por sua vez, pode provocar a retenção de água nos músculos, aumentando, por consequência, a concentração de sólidos no sangue. O resultado será a dificuldade de filtragem do sangue nos rins.

 

Os pacientes de Rabdomiólise queixam-se de dores musculares, rigidez, câimbras, mal-estar, urina de coloração anormal (vermelho escuro ou castanho) e há sinais de desidratação.O exercício físico extenuante, realizado em condições de muito calor e alta umidade em pessoas com hidratação inadequada também estão sujeitos a rabdomiólise.

 

Por conta da incidência de casos, desde 2010 o Exército Brasileiro vem adotando o Programa de Prevenção e Controle da Rabdomiólise Induzida por Esforço Físico e pelo Calor. As unidades são orientadas a desenvolver campanhas de esclarecimento sobre o problema.

 

alemtemporeal //

marinete barros



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News