26/04/2024 10:20:00

25/04/2012 12:39:04

Incêndio irrompe na encosta da Serra da Barriga em União dos Palmares e já destruiu 16 hectares de mata nativa


Incêndio irrompe na encosta da Serra da Barriga em União dos Palmares e já destruiu 16 hectares de mata nativa
Acesso à Serra da Barriga

Um incêndio que irrompeu na encosta do platô da Serra da Barriga desde as 8:30 horas da manhã desta quarta feira (25) começa a ser combatido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Maceió (União dos Palmares e a região da Mata alagoana não dispõe desta prestação de serviços a exemplo do IC e do IML), guarda florestais do Parque Memorial Zumbi localizado em União dos Palmares, a 75 km. de Maceió,  e já devastou até o fechamento desta matéria cerca de 16 hectares da mata nativa segundo informou a TRIBUNA o chefe da guarda florestal do local conhecido como Diogo.

Há vários focos do devastador incêndio que, alimentados pelo vento sobem os quase 500 metros acima do mar do Parque Nacional Zumbi dos Palmares. Conforme informou o guarda florestal Machado (flagrado pela reportagem no meio do mato tentando debelar o incêndio) a origem de tudo teria sido a queima de um pequeno terreno de um futuro ‘roçado’ localizado em uma clareira na mata virgem, de responsabilidade do agricultor identificado como Leandro. Do fogo que seria localizado, escapou um ‘papagaio’ (uma fagulha de fogo) acionado pelo vento que atingiu várias partes da mata que em 2007 também sofreu idêntico acidente, desta feita, provocado por um débil mental residente na mesma fazenda conhecida como 'Brejo dos Vieira'.

Estão queimando centenárias arvores como palmeiras (que originaram o nome da cidade) pau d’arco, palmeiras do imperador, manga, jaca, além da vegetação rasteira (samambaia e capim) e segundo Genisete Sarmento que é representante da Fundação para Alagoas e Pernambuco órgão vinculado a Fundação Nacional Zumbi dos Palmares, que se encontrava no local, “ainda é cedo para uma avaliação dos danos causados pelo fogo, principalmente no tocante a fauna, pois vários animais em extinção anda habitam na mata. É lamentável o que ocorreu’ afirmou Genisete em tom de desolação.

Segundo comentários, existe na Justiça uma causa pendente entre o Parque Memorial Zumbi e alguns posseiros que insistem em não abandonar o local sob o argumento que não têm para onde ir.

Mais informações e vídeo completo em instantes.

antonio aragão //


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News