28/03/2024 18:11:01

10/01/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Somente na manhã desta quinta feira (10) é que se pôde dimensionar os estragos causados pelo incêndio provavelmente criminoso na vegetação que circunda o Parque Memorial Zumbi (a seis quilômetros do centro de União dos Palmares), cujo fogo irrompeu por volta das 16,40 de ontem (9) e durou até as 2,30 da madrugada de hoje.

Arvores centenárias identificadas como aroeiras, muricis, imbaúbas, jaqueiras e palmeiras (arvore outrora abundante na região, da qual se originou o nome de Palmares) e outras madeiras (algumas em extinção) foram devoradas pelo fogo que beneficiado pela estiagem e pelo vento rumou em direção ao platô do elevado cuja altura é estimada em mais de 400 metros, atingindo também a fauna, pois os agentes florestais encontraram sagüins, cobras, candús, lobos guarás, porcos espinho e outros animais nativos queimados dentro das cinzas.

Para o agente florestal Diogo Palmeira, um dos responsáveis pela contenção das chamas, “tudo foi muito rápido, e quase não deu tempo de uma ação mais enérgica, o que somente foi feito após as 19,00 horas com a chegada dos bombeiros de Maceió, assim mesmo, com poucos recursos, pois somente uma das viaturas de menor porte subiu o morro íngreme, enquanto a outra ficou em terreno de menor elevação servindo apenas para abastecer de água o carro menor, mas graças a Deus contivemos as labaredas que por menos de 100 metros não atingiram o Parque Memorial inaugurado em novembro ultimo. Em nossa avaliação, de hoje, foram realmente mais de 20 hectares consumidos pelo fogo”.

O prefeito de União dos Palmares disse que “lamento bastante o ocorrido, e acho que deve haver uma rigorosa apuração para que o culpado ou culpados se que é foi um incêndio criminoso sejam rigorosamente punidos, inclusive, já reinvidiquei a muito tempo as autoridades da esfera estadual que fosse desmobilizado para União dos Palmares um contingente do Batalhão Ambiental para exercer a fiscalização no pouco que resta da Mata Atlântica na Serra da Barriga e na Serra dos Frios, esta ultima devastada impiedosamente todos os dias”.

O Presidente da Câmara de Vereadores Edvan Correia (o Bobo) endossou as palavras do gestor e disse que “estou bastante chocado com o ocorrido, acho mesmo que deveria haver uma conscientização junto às comunidades sobre a importância da preservação de nossa flora e fauna, até mesmo do rio Mundaú que pede para ser socorrido e nenhuma providencia é tomada a respeito”.

O professor Cláudio do Instituto Magna Mater (órgão vinculado aos órgãos de preservação do parque que é patrimônio nacional), único que estava na manhã de hoje no local, disse a TRIBUNA que “senti um misto de medo e tristeza quando vi as chamas ameaçaram a única e real lembrança de Zumbi no Brasil. Juntei-me aos voluntários, e mesmo com pouco conhecimento em apagar incêndio, também participei, pois isto (referindo-se ao Memorial) faz parte de minha história, da minha família e de toda Nação”.

Da Editoria – Aragão Neto e Antonio Aragão

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News