19/04/2024 08:01:41

09/01/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares
 

Pelo menos 10 dos quase 200 hectares da mata nativa da Serra da Barriga (a seis quilômetros de União dos Palmares) foi destruído por um incêndio provavelmente criminoso que irrompeu por volta das 16,30 horas da tarde desta quarta feira (09) e que somente não atingiu o platô do Parque Nacional graças à intervenção rápida dos agentes florestais comandados pelo agente Diogo Palmeira.

A maior dificuldade encontrada pelos agentes e por voluntários foi o difícil acesso (o fogo irrompeu no lado mais baixo do elevado, em sentido contrário ao fogo, fazendo com que fossem anotadas labaredas com quase cinqüenta metros de altura), e se direcionou rapidamente para o alto, pondo em perigo o recentemente inaugurado Parque Memorial Zumbi, que por menos de cem metros não foi atingido.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros de Maceió sob o comando do Tenente Felipe Dória somente conseguiram debelar as chamas por volta das 19,40 horas, pois um dos carros pipa carregado de água não conseguiu subir o elevado (cerca de 410 metros), tendo servido para abastecer o caminhão de menor capacidade de armazenamento de água (no platô, uma lagoa é inacessível a carros de grande porte).

Segundo disse a TRIBUNA o agente Diogo que quando da chegada da imprensa ainda apagava alguns focos do incêndio, o fato já foi comunicado ao IBAMA e o Instituto Zumbi dos Palmares que na manhã de amanhã deverão comparecer ao local.

No trajeto até o topo da serra, notava-se a presença de muitos animais silvestres em debandada fugindo do fogo. O prefeito José Pedrosa melancolicamente disse que “uma coisa dessas não se admite sob nenhuma hipótese. Na Serra da Barriga pode estar a redenção econômica desta região, particularmente de União dos Palmares. Vou envidar todos os esforços no sentido que o culpado ou culpados por este crime duplo (ambiental e contra o patrimônio) respondam na Justiça por este ano de vandalismo”.

Da Redação – Antonio Aragão, Gilton Omena e Jalon Rosendo

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News