26/04/2024 22:50:09

07/01/2008 00:00:00

Saúde


Saúde

A hepatite é uma doença silenciosa que preocupa especialistas. Os médicos consideram a doença como a epidemia do século 21. Em todo o mundo, a hepatite é a principal causa de cirrose e de câncer de fígado.

Ervin Moreti é um engenheiro falante, adora ler e levava uma vida tranqüila até descobrir em um exame de rotina da empresa que tinha uma doença grave. “Fiquei meio desnorteado porque nunca tinha ouvido falar. Como é que estou com cirrose? Não tinha idéia de que cirrose é causada por várias doenças”, diz.

No caso de Moreti, a cirrose foi provocada pela hepatite, que é uma infecção do fígado causada principalmente por vírus. Existem seis tipos. A hepatite A é mais a comum em crianças, e a pessoa fica imunizada depois que adquire.

 Mais graves

As hepatites B e C são mais graves, porque evoluem de forma lenta mas progressiva.

“A hepatite B é chamada doença sexualmente transmissível. O que importa é o sexo e drogas. É por esse motivo que o Ministério da Saúde, no Brasil, adotou a vacina para crianças e adolescentes. A vacina é disponível na rede pública até os 19 anos de idade”, explica o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz Hoel Sette Junior.

A hepatite C se transmite por sangue contaminado. “A transfusão de derivados do sangue, de transplantes e qualquer acidente percutâneo, que fura a mão do indivíduo ou um procedimento invasivo, que seja de uso coletivo, apresentam riscos”, afirma o coordenador do Grupo de Hepatites do Hospital Emílio Ribas, Roberto Focaccia. 

 Câncer de fígado

São portadores de hepatite C 170 milhões de pessoas – 3% da população mundial. Ela mata quatro vezes mais que a aids. E é a maior causa de câncer de fígado, que mata cerca de 5 mil brasileiros por ano.

O número de casos de câncer de fígado vem crescendo a cada ano em todo o mundo. O principal motivo é que a hepatite, que pode levar ao câncer, é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas, e muitas vezes só é detectada quando já está num estágio avançado.

“A prevenção é muito mais barata do que o tratamento e não tem sido dada a ênfase necessária para que possamos identificar esses pacientes e tratá-los adequadamente sem que eles caminhem para um câncer, ou para uma insuficiência hepática, ou para uma cirrose, que é irreversível”, diz Focaccia. 

Tatamento

O tratamento é feito com remédios e injeções. Quando a doença se agrava, é preciso fazer um transplante.

Os planos de saúde não cobrem os transplantes de fígado. A única alternativa para esses pacientes é entrar em uma fila do Sistema Único de Saúde (SUS), que dá preferência para os casos mais graves.

com G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News