25/04/2024 07:58:21

20/12/2007 00:00:00

Agricultura


Agricultura

Mais uma vez Alagoas conseguiu cumprir com folga a meta de vacinação contra a Febre Aftosa. Na 2° etapa da campanha, realizada em outubro, 1,033 milhão de animais, aproximadamente 93% do rebanho, foram imunizados. Os números representam uma superação de quase 13% da determinação do Ministério da Agricultura, que exige uma cobertura vacinal maior que 80%.

O resultado foi divulgado hoje pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Apesar de comemorar os números, a agência lembra que outras metas ainda devem ser cumpridas para o estado conseguir a mudança de classificação de risco para a Febre Aftosa.

Atualmente Alagoas é considerada zona de risco desconhecido, o que prejudica a comercialização de animais e derivados. “Temos que celebrar os passos dados. Mas, além da vacinação, temos outros itens a concluir. Uns dependem do governo, outros dos criadores. Para aumentarmos o status sanitário animal do estado, precisamos continuar juntos”, ressalta Hibernon Cavalcante, diretor-presidente da Adeal.

Manter a estabilidade da cobertura vacinal é uma das metas. “Os resultados obtidos nas duas etapas da campanha 2007 não oscilaram muito. O que é de grande importância em termos de sanidade animal. Temos exemplos de estados que conseguiram um ótimo índice em uma etapa e na seguinte tiveram uma grande redução”, completa o secretário de Estado da Agricultura, Alexandre Toledo. Na primeira etapa, em abril, foi vacinado 93,3% do rebanho, 1,038 milhão de animais.

Para conseguir a mudança de classificação a Adeal, que tem marcada, para março, uma auditoria do Ministério da Agricultura, está também atualizando os dados cadastrais dos produtores, adequando seu quadro de funcionários, informatizando serviços, entre outros.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News