18/04/2024 18:35:05

20/12/2007 00:00:00

Interior


Interior

Na manhã de hoje, três vereadores do município de Satuba – Adalberon Clemente (PTB), Marlene Araúna (PTB) e Cícero Ferreira, o Titô (PCdoB) – foram surpreendidos com viaturas do Tático Integrado Grupo de Resgates (Tigre) em suas residências. Eles tiveram a casa vasculhada por ordem judicial. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 7ª Vara Criminal de Maceió, Maurício Brêda, conforme os vereadores.

A razão dos mandados ainda é desconhecida. Os três vereadores partiram imediatamente para a porta do Fórum da cidade para tentar maiores esclarecimentos, mas esbarraram com as portas fechadas. Neste momento, Titô, Adalberon Clemente e Marlene Araúna tentam encontrar o escrivão da Justiça em algum lugar da cidade, para ao menos se defenderem.

Mesmo sem saber ao certo a razão dos mandados, Titô – o mais revoltado dos três vereadores, com a situação – diz que o fato é “perseguição política”. Os outros dois – que juntamente com o vereador do PCdoB, foram a bancada de oposição à prefeita Cícera Pereira – fazem coro. Titô explica que os três estão sendo ameaçados de mortes por meio de cartas anônimas e que – segundo ele – “já possuem CDs gravados que comprometem o secretário de Finanças, Cyro da Vera Cruz”.

“Depois que ele foi preso pela Polícia Federal, acabaram todas as minhas dúvidas sobre a participação deste cidadão (Cyro da Vera Cruz), em esquemas de irregularidades aqui em Satuba”, destacou Titô. O vereador diz, inclusive, que em uma das reuniões de uma das CPIs que apura desvios de verbas na Prefeitura Municipal foi necessária a presença de uma viatura do Grupamento da Polícia Militar (GPM).

“Aqui o clima é esse. Ninguém pode fazer oposição aos mandos e desmandos da Prefeitura Municipal, que acaba sendo ameaçado de morte. Há vereador que já deu nome para abrir CPI, mas retirou logo em seguida. Eu também não confio no promotor Ciro Blatter, que é amigo do Cyro da Vera Cruz”, sentenciou ainda Titô. “Nós temos coragem e eu não vou mudar minha conduta de vereador. Nem os demais colegas da oposição. Não adianta esta perseguição”, complementou.

De acordo com Titô, existem três CPIs em andamento na Câmara de Vereadores de Satuba. As três contam com a participação dos oposicionistas e investigam irregularidades na Prefeitura Municipal. A primeira investiga desvios de verbas em uma secretaria; a outra desvio de dinheiro do Centro de Apoio Psicológico e Social (CAPS), na ordem de R$ 35 mil e uma terceira sobre irregularidades no depósito do INSS de funcionários do Poder Executivo.

“O Ministério Público está sendo usado para uma revanche. Eu já comuniquei as ameaças sofridas à Justiça. Aliás, muita coisa que entregamos à Justiça se encontra parada. Somos três vereadores ameaçados de morte e não confiamos em ninguém”, finalizou o vereador.

Como resultado dos mandados de busca e apreensão, o marido da vereadora Marlene Araúna, o subtenente Edmilson Galvão foi preso por conta de uma arma encontrada na casa dela. “Levaram ele preso, mas até agora eu não sei de nada”, destacou a vereadora. A oposição pede ainda que a Justiça apure as denúncias feitas durante as CPIs abertas pela Câmara Municipal.

O Alagoas24horas tentou entrar em contato com o promotor Cyro Blatter, para rebater as acusações do vereador, mas o telefone do promotor não foi atendido.

com alagoas24horas.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News